O primeiro-ministro já felicitou “calorosamente” o novo Presidente do Brasil, Lula da Silva. Após a vitória do candidato do Partido dos Trabalhadores, António Costa encara “com grande entusiasmo o trabalho conjunto nos próximos anos, em prol de Portugal e do Brasil”.

Na sua conta pessoal do Twitter, António Costa também manifestou entusiasmo pelo trabalho com Lula da Silva “em torno das grandes causas globais”.

De recordar que António Costa gravou um vídeo a apoiar Lula da Silva. “O mundo precisa de um Brasil forte, um Brasil que participe das grandes causas da humanidade, mas que combata a desigualdade, na luta pela saúde, para enfrentar as alterações climáticas. O Brasil e o mundo precisam de Lula da Silva. Lula, conte comigo”, afirmou o primeiro-ministro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

António Costa anuncia apoio pessoal à candidatura de Lula da Silva

Também o Presidente da República congratulou Lula da Silva pela eleição como novo Presidente do Brasil. Numa nota publicada no site da Presidência, Marcelo Rebelo de Sousa destacou “a certeza de que o mandato, que vai iniciar em janeiro próximo, corresponderá a um período promissor nas relações fraternais entre os povos brasileiro e português e por isso também entre os dois Estados”.

Marcelo Rebelo de Sousa já anunciou a intenção de estar presente na posse do próximo Presidente do Brasil, em 1 de janeiro de 2023, em Brasília.

O líder do PSD também felicitou o povo brasileiro e Lula da Silva e expressou o desejo de que o Brasil inicie uma nova etapa de desenvolvimento e paz social.

“Saúdo todo o povo brasileiro e o Presidente eleito, Lula da Silva, expressando o nosso profundo desejo de que a partir de hoje o país inicie uma nova etapa de desenvolvimento, conciliação e paz social”, escreveu Luís Montenegro, em nome do PSD, na sua conta na rede social Twitter.

O PCP também saudou neste dia a eleição do candidato petista e considerou que a derrota de Jair Bolsonaro, “um importante revés para o crescimento da extrema-direita e do fascismo”. Num comunicado citado pela Agência Lusa, a direção comunista “aponta para a recuperação do papel positivo do Brasil nas relações internacionais”.

O ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho felicitou o petista e salienta a relação com o país-irmão, na página do Ministério.

Através de um comunicado citado pela Agência Lusa, o Livre também congratulou o candidato do Partido dos Trabalhadores que saiu vencedor na segundo volta das eleições.

Por seu lado, André Ventura, líder do Chega, que apoiava publicamente Jair Bolsonaro, mostrou-se descontente com os resultados eleitorais.

“Bolsonaro é a escolha certa”. André Ventura posiciona-se nas eleições do Brasil e declara o seu apoio a Jair Bolsonaro

As congratulações à vitória de Lula da Silva começam a chegar de todo o mundo. Na manhã desta segunda-feira, Vladimir Putin enviou uma mensagem ao futuro presidente. De acordo com a CNN Brasil, um dos trechos divulgados do comunicado afirmam a vontade do Kremlin de construir uma relação de cooperação.

“Os resultados da votação confirmaram a autoridade política. Espero que, por meio de esforços conjuntos, asseguremos o desenvolvimento de uma cooperação construtiva russo-brasileira em todas as áreas”.

Por outro lado, na rede social Twitter, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky deixou a sua mensagem ao petista e espera uma colaboração ativa “como amigo da Ucrânia” para assegurar a democracia e a paz.

Segundo a declaração publicada pelo chefe da diplomacia europeia ,Josep Borrell, a União Europeia destaca a forma pacífica e organizada que decorreu as eleições brasileiras.

“Os cidadãos brasileiros foram às urnas para eleger o novo presidente numa eleição pacífica e bem organizada. Parabéns Lula da Silva por ter sido eleito. Estou ansioso para trabalharmos juntos e promover as relações UE-Brasil com o novo governo e com as autoridades do Congresso e do Estado”, pode ler-se na publicação.

A Presidente da Comissão Europeia,  Ursula von der Leyen juntamente com o Presidente do Conselho Europeu, Charles Michel também já reagiram aos resultados das eleições no Brasil.

“Parabéns por ser eleito Presidente do Brasil. Estou ansiosa para trabalhar contigo para enfrentar os desafios globais urgentes, desde a segurança alimentar, até ao comércio e às mudanças climáticas”, pode ler-se na publicação.

“Os brasileiros escolheram a mudança. A União Europeia está empenhada em cooperar nos desafios globais: paz e estabilidade, prosperidade, alterações climáticas. E vamos trabalhar com toda a região. Estou ansioso para felicitá-lo pessoalmente em breve”, escreveu Michel.

No Reino Unido, o novo primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, expressou na rede social Twitter a sua vontade em trabalhar com o futuro presidente do Brasil.

“Parabéns Lula da Silva pela vitória nas eleições do Brasil. Estou ansioso para trabalharmos juntos nas questões que importam para o Reino Unido e para o Brasil, desde o crescimento da economia global até a proteção dos recursos naturais do planeta e a promoção dos valores democráticos”, disse Sunak.

“Envio os meus parabéns para Luiz Inácio Lula da Silva por ter sido eleito para ser o próximo Presidente do Brasil após umas eleições livres, justas e credíveis. Estou ansioso para trabalharmos juntos para continuar a cooperação entre os nossos dois países nos próximos meses e anos”, reagiu Joe Biden, marcando a posição dos EUA.

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken também reagiu à vitória do petista.

“Parabéns ao povo brasileiro por exercer o seu direito de voto e reafirmar a força da democracia. Esperamos continuar a nossa forte parceria com o presidente eleito Lula da Silva à medida que construímos um hemisfério democrático, próspero e equitativo”, disse Blinken.

Pela França, Emmanuel Macron descreve a vitória eleitoral “como uma nova página na história do Brasil”, na mesma rede social.

“Parabéns querido Lula da Silva pela eleição que abre uma nova página do Brasil. Juntos, vamos unir forças para enfrentar muitos desafios comuns e renovar o vínculo da amizade entre os dois países”, disse Macron.

O primeiro-ministro espanhol, o socialista Pedro Sánchez felicitou a escolha do povo brasileiro pelo “progresso e esperança”.

Na Alemanha, o chanceler Olaf Scholz também utilizou a mesma rede social para felicitar Lula da Silva.

“Parabéns Lula da Silva pela eleição. Aguardo com expetativa uma cooperação estreita e confiante – especialmente em questões de comércio e proteção climática”, reagiu Scholz.

Durante uma visita ao Cazaquistão, citada pela agência francesa Agence France-Presse (AFP), a ministra dos Negócios Estrangeiros da Alemanha também os resultados eleitorais como uma vitória para a democracia e para o clima.

A eleição “realizou-se de forma transparente e justa e, especialmente neste momento, isto é muito importante para a confiança na democracia e no Estado de direito”, disse Annalena Baerbock.

“Cuba dá-te os parabéns, caro colega. Atrasaram a tua vitória com métodos hediondos, mas não conseguiram impedir que vencesses com o voto do povo. Regressa Lula da Silva, regressa partido dos Trabalhadores, a justiça social irá voltar”, escreveu Miguel Díaz-Canel satisfeito com os resultados eleitorais.

“A América Latina sonha”, finalizou Alberto Fernández, na mensagem que deixou a Lula da Silva, em que recorda “as injustiças” que o petista viveu e reforça que tem na Argentina um parceiro para trabalhar e sonhar em grande para a boa vida dos povos.

A China também parabenizou Lula da Silva e é mais um dos países disposto a trabalhar com o novo presidente, de forma a elevar as relações “a outro nível”.

““A China dá os sinceros parabéns a Lula da Silva. Esperamos que o Brasil alcance novas conquistas, na sua tarefa de continuar a construir o país”, disse o porta-voz chinês Zhao Lijian, em conferência de imprensa, citado pela Agência Lusa.

Já o Presidente e Primeiro-Ministro de Cabo Verde utilizaram a rede social Facebook para deixarem as suas mensagens com perspetivas de reforço da amizade e cooperação com o Brasil.

Na Índia, o primeiro-ministro Narendra Modi também usou as redes sociais para o mesmo efeito.