A cerimónia de abertura da Web Summit já foi retomada, após ter sido interrompida durante pouco mais de uma hora devido a um incidente. Coube a Paddy Cosgrave, CEO da cimeira, retomar o programa habitual.

Estava a decorrer um pitch em palco quando se ouviu um som seco e dezenas de pessoas levantaram-se e começaram a sair rapidamente do mesmo ponto da plateia. Terá sido um incidente com uma das câmaras, conhecida por “aranhiço” e um dos vários cabos pendurados no tecto da Altice Arena.

O momento em a câmara foi içada.

Devido ao susto, várias pessoas da plateia saíram rapidamente do lugar. Perante a surpresa e agitação do público, o pitch da startup em palco foi interrompido. Logo a seguir, veio a palco um elemento da organização pedir aos participantes que se mantivessem nos lugares. “Mantenham-se sentados, voltamos em breve.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mais tarde, veio a palco Casey Lau, co-host da Web Summit, explicar que foi “um problema técnico”, pedindo ao público para se “manter nos lugares”. “Vamos voltar muito, muito em breve.”

O incidente aconteceu instantes após a entrada de Ramos Horta, Presidente de Timor-Leste, no recinto da Altice Arena.

Ramos Horta está na primeira fila da cerimónia de abertura da Web Summit.

Nos ecrãs do Altice Arena já está a ser pedido aos participantes para não saírem do recinto, prometendo um regresso breve.

Poucos minutos antes das 19 horas, Paddy Cosgrave, o principal rosto da Web Summit, veio a palco explicar que se tratou de uma “questão técnica” — mas sem adiantar mais pormenores. Explicando que estão a ser feitos alguns trabalhos para resolver a questão, pediu mais 15 minutos até ao regresso da cerimónia. “Mantenham-se no lugar. Obrigado pela paciência, prometo que valerá bem a pena a espera.”

Apesar das declarações do CEO da Web Summit, muitas pessoas optaram por sair do recinto do evento.

A programação da cerimónia desta terça-feira, o início da sétima edição da Web Summit em Lisboa, contará com a presença de Olena Zelenska, a primeira-dama da Ucrânia, de Lisa Jackson, vice-presidente da Apple responsável pela estratégia de sustentabilidade da empresa, e por Changpeng Zhao, co-fundador e CEO da Binance.