A Indico Capital Partners, gestora independente de capital de risco, anunciou esta terça-feira na Web Summit o lançamento de um fundo de 25 milhões de euros. O Opportunity Fund foi “totalmente subscrito em exclusivo pelos investidores atuais” da gestora portuguesa.

Em comunicado, a Indico destaca que, com o lançamento do Opportunity Fund, passa a ter “a capacidade de investir entre 100 mil e 10 milhões de euros por empresa”. O novo fundo “vai investir até cinco milhões de euros adicionais nas empresas mais promissoras do portfólio do VC I”. O VC I foi o primeiro fundo lançado pela Indico, em 2019, com 54 milhões de euros.

[Desta forma], o investimento máximo da Indico por startup [passa] para o dobro: de cinco para 10 milhões de euros”, lê-se na nota emitida esta terça-feira.

Stephan Morais, presidente do Conselho de Administração da Indico, afirma que o “abrandamento do mercado era esperado há alguns anos”, pelo que o portefólio da gestora se encontra “de um modo geral, numa boa posição para enfrentar as condições atuais”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O lançamento do Opportunity Fund no mercado atual é perfeito, uma vez que nos dá maior possibilidade de apoiar um grupo limitado das nossas empresas mais promissoras”, detalha a Stephan Morais, citado no comunicado.

Os principais investidores no novo fundo da Indico Capital Partners são o Fundo Europeu de Investimento, Portugal Tech cofinanciado pelo Banco Português de Fomento e a Golden Wealth Management, “que têm vindo a investir sistematicamente na Indico desde 2019”.

No comunicado emitido pela gestora independente de capital de risco é ainda destacado o crescimento da equipa: “Além dos sócios fundadores Stephan Morais, Ricardo Torgal e Cristina Fonseca, a Indico conta já com 10 membros no total, incluindo 2 novos partners, André Almeida Santos e Rui Rodrigues”.

A Indico já tinha lançado este ano o Indico Blue Fund, de 50 milhões de euros, direcionado a startups e pequenas e médias empresas relacionadas com “economia azul e sustentabilidade dos oceanos”. No total, desde 2019, a gestora de capital de risco já lançou “fundos no valor de 141 milhões de euros” em duas vertentes principais: 91 milhões de euros para investimentos em tecnologia e 50 milhões para investimentos na economia azul.

A Indico refere ainda que analisou, desde 2019, “mais de 2.600 oportunidades de investimento, quase exclusivamente em Portugal e Espanha” e investiu “mais de 36 milhões de euros em 29 empresas”, incluindo três unicórnios (Anchorage Digital, Remote e Tier).