Só os eventos de moda reúnem num só espaço estrelas de áreas distintas como o cinema, a música ou o entretenimento. De que outra forma veríamos Cher, Martha Stewart e grande parte da família Kardashian a conviver com grandes figuras da moda norte-americana numa animada festa que coroou Lenny Kravitz como ícone de estilo? Nos Prémios CFDA, sigla para Council of Fashion Designers of America, mas que com o passar dos anos nos habituámos a chamar de Óscares da moda. A edição de 2022 aconteceu esta segunda-feira em Nova Iorque e, pela passadeira branca que recebeu os convidados, desfilaram celebridades e moda em diferentes estilos.

A senhoras da família Kardashian reuniram-se para mais uma noite de festa, moda e também de celebração, uma vez que Kim foi uma das vencedoras deste evento, com o Prémio de Inovação com a sua marca Skims . À mãe, Kris Jenner , juntaram-se quatro filhas: Kim e Khloe Kardashian, Kendall e Kylie Jenner. Kim usou um vestido em látex assinado por Dolce & Gabbana, Khloe viu-se envolvida por um vestido coleante de LaQuan Smith, Kylie mergulhou nos arquivos de Thierry Mugler para resgatar um vestido da década de 1990 e Kendall brilhou num vestido branco de Khaite, a marca vencedora do Prémio para Designer de vestuário feminino americano do ano.

A atriz Katie Holmes sobressaiu por usar um brilhante vestido ao estilo flapper contemporânea assinado por Jonathan Simkhai. Destacaram-se ainda os vestidos florais de Chrsitina Ricci e Carolyn Murphy e houve ainda umas pinceladas de cor de rosa e vermelho nesta passadeira muito clean. Mas foram os looks em negro integral que estiveram em maioria. Como por exemplo, Lenny Kravitz usou um conjunto criado por LaQuan Smith para a ocasião. Cher também cumpriu o dress code e usou um conjunto de inspiração motoqueira criado por Chrome Hearts. Martha Stewart em modo clássico e Janelle Monae em modo irreverente, assim como Karry Washington de minissaia e Mariska Hargitay num longo vestido de diva, também se renderam à elegância do preto.

Veja na galeria em cima os looks que se destacaram nesta festa.

Estes prémios distinguem nomes da indústria da moda norte-americana e, quanto aos galardões há que destacar o prémio para Ícone de Moda para Lenny Kravitz. O músico de 58 anos sucede a figuras como Zendaya (a vencedora de 2021), Beyoncé, Naomi Campbell, Lady Gaga, Rihanna ou Jennifer Lopez. Pela primeira vez o CFDA entregou um Prémio de stylist do ano e o vencedor foi Law Roach. Afinal, trata-se do responsável pelos looks de Zendaya e sucessos de Anya-Taylor Joy e Ariana Grande nas passadeiras vermelhas. Andrew Bolton, o curador do Costume Institute no Metropolitan Museum of Art, responsável pelas célebres exposições de moda anuais que inauguram com a Met Gala,foi distinguido com com o Prémio da fundadora em honra de Eleanor Lambert. O CFDA decidiu também prestar tributo a Virgil Abloh, o designer norte-americano, fundador da Off-White e que estava ao leme das coleções masculinas da Louis Vuitton, quando morreu no final de novembro de 2021.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Corpetes, luvas de ópera, saias amplas e pinceladas de dourado. Os looks da passadeira vermelha na Met Gala 2022

A celebração teve lugar no espaço para eventos Cipriani South Street na Casa Cipriani, em Manhattan, à beira do rio East e com vista para Brooklyn.

Veja aqui a lista completa dos vencedores dos CFDA Fashion Awards 2022:

  • Designer de vestuário feminino americano do ano: Catherine Holstein para Khaite
  • Designer de vestuário masculino americano do ano: Emily Adams Bode Aujla para Bode
  • Designer de acessórios americano do ano: Raul Lopez for Luar
  • Designer emergente americano do ano: Elena Velez
  • Ícone de moda CFDA: Lenny Kravitz
  • Prémio para stylist: Law Roach
  • Prémio de inovação: Kim Kardashian, co-fundadora e CEO Jens Grede, e parceira fundadora e Chief Product Officer Emma Grede para a marca Skims
  • Prémio influência social positiva: Prabal Gurung, Laura Kim, Phillip Lim, Tina Leung e Ezra William para The House of Slay
  • Prémio carreira Geoffrey Beene: Laurie Lynn Stark e Richard Stark para Chrome Hearts
  • Prémio da fundadora em honra de Eleanor Lambert: Andrew Bolton, curador responsável Wendy Yu, no Metropolitan Museum of Art
  • Tributo do conselho de diretores: Virgil Abloh
  • Prémio de media em honra de Eugenia Sheppard: Patti Wilson
  • Prémio de sustentabilidade ambiental: Nações Unidas
  • Prémio especial aniversário: Jeffrey Banks

Morreu Virgil Abloh, o primeiro diretor criativo negro da Louis Vuitton