O Observador recebeu uma menção honrosa dos prémios de jornalismo da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental com o trabalho “Labirinto — Conversas sobre Saúde Mental”. O anúncio dos vencedores foi feito na tarde desta sexta-feira: entre os 27 candidatos foram atribuídos três prémios e três menções honrosas — em 1.º lugar ficou a Visão, em 2.º o Expresso e em 3.º a SIC; as outras menções honrosas, para além do Expresso, faram para trabalhos da SIC e da TVI.

O “Labirinto” é uma série de entrevistas a figuras de várias áreas sobre a forma como lidaram ou lidam ainda com sintomas, diagnóstico e tratamento de doenças do foro mental, numa parceria com a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD). O trabalho começou a ser publicado em outubro do ano passado. Até agora, 14 entrevistados falaram de depressão, burnout, ansiedade, transtorno bipolar ou adição, por exemplo.

A última destas entrevistas foi com João Vieira de Almeida, presidente do conselho de administração da sociedade de advogados Vieira de Almeida & Associados, uma das maiores e mais importantes do país, que já foi vista por mais de 350 mil pessoas. Mas também já quiseram contar a sua experiência, e com ela alertar outros para o grave problema da saúde mental, a ceramista Anna Westerlund, viúva do ator Pedro Lima, o escritor, cartoonista e apresentador de rádio Hugo van der Ding ou a eurodeputada do Bloco de Esquerda Marisa Matias, que foi também candidata à presidência da República.

As entrevistas são emitidas na Rádio Observador, podem ser ouvidas também em podcast, vistas em vídeo no youtube e lidas no site Observador ou via as nossas redes sociais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mental é uma secção do Observador dedicada exclusivamente a temas relacionados com a Saúde Mental. Resulta de uma parceria com a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) e com o Hospital da Luz e tem a colaboração do Colégio de Psiquiatria da Ordem dos Médicos e da Ordem dos Psicólogos Portugueses. É um conteúdo editorial completamente independente.

Uma parceria com:

Fundação Luso-Americana Para o Desenvolvimento Hospital da Luz

Com a colaboração de:

Ordem dos Médicos Ordem dos Psicólogos