Se querem soluções para o calor, avancemos com soluções para o calor. Numa primeira instância, o Estádio Al Thumama (que poderia nem ter esse nome) chegou a ser equacionado como o possível primeiro recinto subterrâneo de futebol do mundo. A FIFA não acharia grande piada, a organização deixou cair a “piada” e assim nasceu um dos palcos que melhor retrata a vontade do Qatar em apresentar projetos que sejam tudo menos um elefante branco após o Mundial perante as várias soluções de sustentabilidade.
#QNA_Video#WorldCupQatar2022
Al Thumama Stadium…a stadium that reflects the authenticity and heritage of the Arab world.#QNA#QNA_Sport #Qatar2022 pic.twitter.com/ypz9bX2hsB— Qatar News Agency (@QNAEnglish) November 9, 2022
Funcionando como uma espécie de primeiro cartão de visita para aquilo que será o Mundial no país, ou não estivesse tão perto daquele que é o maior aeroporto de Doha e fosse um dos edifícios que mais se destacam no horizonte quando se está a aterrar, o Estádio Al Thumama (nome de uma árvore nativa da região) virou um polo de interesse e inovação a vários níveis, o mais visível de todos com o revestimento branco ao longo do recinto que é uma homenagem ao gahfiya, o chapéu que os adolescentes utilizam quando estão já a caminho da idade adulta e que funciona como marco de independência. Em paralelo, entre outros pormenores, o estádio utiliza uma tecnologia de refrigeração que vem das próprias bancadas e pode colocar a temperatura a 18/20º e tem um sistema de reutilização de água que chega ao enorme parque à sua volta.
Em paralelo, e à semelhança do que acontece com outros estádios, o projeto pós-Mundial está também desenhado: metade dos 40.000 lugares de lotação serão cedidos a outros países que necessitem e o recinto será readaptado às necessidades de quem vive em seu redor, com a construção de um hotel, um centro comercial, uma clínica e até uma mesquita quando terminar o futebol e a zona que fica muito próxima do centro de Doha. Para já, o projeto terá custado 332 milhões de euros (fora as acessibilidades).
https://twitter.com/WC_4K/status/1592181206359355393
Clique na imagem para ver a galeria do Estádio Al Thumama
Estádios Mundial 2022
- 974, o código do primeiro estádio desmontável
- Al Janoub, a melhor homenagem a Zaha Hadid
- Como o Rei Pelé deu um estádio com nome de emir
- Constrói, destrói, refaz (mas a aproveitar 80%)
- Gahfiya, a reutilização da água e a ideia original
- Lusail, o Iconic dentro de uma nova cidade
- O Diamante onde há tudo menos um deserto de ideias