Siga aqui o nosso liveblog da guerra na Ucrânia

Este domingo completaram-se 270 dias de guerra e a Ucrânia celebrou o Dia dos Trabalhadores Agrícolas e Volodomyr Zelensky discursou duas vezes. Aos ucranianos destacou, no seu discurso diário, a situação nas linhas da frente em Donetsk, Luhansk e no sul, deu conta de 400 ataques russos só durante o este domingo e assinalou a importância dos ucranianos para a “a segurança alimentar global”. Perante a Organização da Francofonia, defendeu uma “fórmula de paz ucraniana” e importância da política externa.

No discurso diário que costuma dirigir aos ucranianos todas as noites, o Presidente ucraniano começou por falar da linha da frente de três casos. Destaca a região de Donetsk como o local das “batalhas mais violentas”, embora haja menos ataques devido a deterioração das condições atmosféricas, mas continua a haver muitos ataques russos. Quanto à região de Lugansk, deu conta de 400 ataques registados pelas forças russas no leste da Ucrânia. Afirmou que “pouco a pouco” estão “a avançar com batalhas” e agradeceu a todos os que “continuam nas suas posições” e ajudam as forças defensivas. No sul diz que a Ucrânia está “calculadamente e destruir o potencial dos ocupantes”.

Zelensky lembrou que, tradicionalmente, o Dia dos Trabalhadores Agrícolas celebra-se na Ucrânia o terceiro domingo de novembro (dia em que estava a falar) e disse que este ano há, definitivamente, um “contexto internacional”. Porque, explica: “Este ano muitas pessoas no mundo viram quão importante é o contributo dos ucranianos para a segurança alimentar global. As vidas de milhões de pessoas em diferentes países depende diretamente, do nosso setor agrícola”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Faremos de tudo para que o mundo aceite a fórmula de paz ucraniana”

Foi mais um dia a falar para a comunidade internacional, desta vez para a Organização da Francofonia. Volodymyr Zelensky, numa mensagem televisiva ao final da tarde deste domingo, falou da importância da política externa, frisando que o seu discurso deste domingo foi bem recebido pelos 50 países participantes.

“África, Ásia, América, Europa — em todo o lado ouvem a Ucrânia, em todos os lados conhecem as nossas propostas sobre como restaurar a paz na Ucrânia e como restaurar a estabilidade no mundo”, frisou o Presidente ucraniano.

A fórmula de paz ucraniana “é percebida de forma extremamente positiva no mundo”, garantiu o chefe de Estado. “É bastante construtivo e realista – em contraste com a retórica russa, vazia e mentirosa, sobre sua suposta prontidão para algum tipo de negociação. Faremos de tudo para que o mundo aceite a fórmula de paz ucraniana.”