Acompanhe aqui o liveblog sobre a guerra na Ucrânia

A Alemanha e a França comprometeram-se esta sexta-feira a apoiar a Ucrânia até ao fim do conflito desencadeado pela invasão russa, numa declaração feita pelos respetivos chefes de Governo após uma reunião em Berlim.

“Desde o primeiro dia desta brutal guerra, os nossos dois países têm dado um apoio inabalável à Ucrânia… estamos, chanceler, totalmente alinhados: continuaremos a fazê-lo, apoiaremos a Ucrânia até ao fim deste conflito”, disse a primeira-ministra francesa, Elisabeth Borne.

O chanceler alemão, Olaf Scholz, acrescentou que “a Rússia deve pôr fim a esta guerra e retirar as suas tropas imediatamente”. “A política russa de terror através de bombas contra infraestruturas civis na Ucrânia tem de acabar”, sublinhou o chefe do Governo alemão.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Olaf Scholz indicou que a Alemanha e a França estão a trabalhar para ajudar a Ucrânia a “reconstruir as suas infraestruturas energéticas”, parcialmente destruídas.

Enfrentando já temperaturas próximas de zero, quase metade dos residentes de Kiev continuavam sem eletricidade esta sexta-feira, dois dias depois dos ataques russos terem voltado a visar infraestruturas críticas.

A estratégia de Moscovo de bombardear instalações energéticas, seguida desde outubro num cenário de recuos militares, constitui “crime de guerra” para os aliados ocidentais da Ucrânia e foi qualificada como um “crime contra a humanidade” pelo Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.