Ainda falta mais de um mês para a noite que marca o fim de 2022 e se dará as boas-vindas a 2023, mas para quem faz questão de assinalar a quadra festiva do Natal e passagem de ano a rigor, há muito que os planos estão fechados. Há quem opte por ficar em casa, em família, quem reúna a família e viaje e quem, reunindo a família, rume às unidades hoteleiras para passar os dias especiais também a relaxar. Segundo os dados das entidades de turismo, a taxa de ocupação dos hotéis poderá mesmo ser superior à que se registou em 2019, escreve o Jornal de Notícias.

A norte, por exemplo, o presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins revela que os hotéis já estão com uma taxa de ocupação “na ordem dos 70% para a passagem de ano e de 50% para o Natal”. Estima Luís Pedro Martins que, no tempo que ainda falta até às duas datas, as taxas de reserva aumentem e os níveis finais superem os de 2019, pré-pandemia. Ainda assim, nesta região a maioria serão mesmo turistas estrangeiros, com 60% das reservas a ser de mercados externos.

Para quem prefere um cenário de neve, em Portugal continental, a escolha é a Serra da Estrela. O presidente da Entidade Regional Turismo Centro Portugal, Pedro Machado, confirma que há já hotéis com lotação esgotada e que as restantes “para lá caminham”. Nem o aumento de preços registado afastou os portugueses daquela que é uma escolha tradicional nesta altura do ano.

Ao contrário da região norte, na Serra da Estrela a maioria dos turistas são mesmo portugueses. Seguem-se os espanhóis, os brasileiros, os americanos e ainda os asiáticos, estes últimos pouco frequentes neste destino.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para quem prefere temperaturas ainda assim mais amenas, no continente o Algarve é sempre a solução. Com o presidente da Região de Turismo do Algarve, João Fernandes, a estimar uma “ocupação de 80%”. Também neste caso serão os portugueses os principais turistas a fazer as reservas, como nos anos anteriores.

Já nas ilhas, nomeadamente na Madeira, tradicional pelo fogo de artifício majestoso, a Secretaria Regional de Turismo e Cultura disse ao JN que “neste momento a taxa de ocupação para ambas as festividades é de 70%”, mas que ainda espera um aumento com o aproximar quer do Natal, quer da passagem de ano. Além dos voos, que foram reforçados para a quadra, também os cruzeiros são uma fonte importante de passageiros. No Natal a Madeira espera 20 mil passageiros e para a passagem de ano deverão ser 11 mil.

Entre os hotéis já com lotação esgotada estão vários do grupo Vila Galé e também do grupo Hoti Hotéis (dono dos Meliá e Tryp, por exemplo). Braga, Douro, Madeira, Serra da Estrela, Viana do Castelo ou Madeira estão entre as localizações onde as duas cadeias hoteleiras já não têm quartos disponíveis para as noites de Natal e de passagem de ano.