Foi há dois anos que a primeira folha A4, uma página completamente branca, foi levantada no ar. É, pelo menos, o primeiro registo que existe na imprensa. Foi em Hong Kong, a 1 de julho de 2020, e esse gesto está agora a ser replicado na China, onde a vaga de protestos ganhou o nome de “revolução do papel branco” ou “revolta A4”.

Protestos na China contra política Covid Zero já são também contra Xi Jinping. O que se sabe das raras manifestações contra o regime

Em Hong Kong, as manifestações eram contra as rigorosas Leis de Segurança Nacional de Pequim. A jovem manifestante explicou a sua escolha aos jornalistas: com o aumento da censura, e com as penas pesadas a que poderia ser condenada, já não sabia o que era ilegal escrever. A escolha óbvia foi levantar um papel branco no ar. No fundo, ela sabia o que lá estaria escrito.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

É isso que está a acontecer desde sexta-feira em várias cidades da China. Mesmo fora do país, a comunidade chinesa, em solidariedade com os protestos, tem saído às ruas em Londres, Dublin, Amesterdão ou Paris, assim como em Toronto e em algumas cidades norte-americanas.

As autoridades chinesas, pela voz do porta-voz do ministro dos Negócios Estrangeiros, acusam “forças com segundas intenções” de fomentar a revolta da população, procurando ligar a morte de várias pessoas num incêndio com as restrições que o regime chinês impôs contra a Covid-19.

Esse incidente fez aumentar a intensidade dos protestos contra as medidas de contenção do coronavírus.

Entre os muitos vídeos que circulam nas redes sociais, um deles mostra o edifício onde aconteceu o incêndio na região chinesa de Xinjiang, a 24 de novembro, e que terá feito pelo menos 10 vítimas mortais. Nas imagens, vê-se que as portas estão trancadas, o que impediu as pessoas de conseguirem escapar do fogo. Nenhuma das imagens ou vídeos que circula têm a sua veracidade confirmada pelas autoridades chinesas.

Outro vídeo que não pára de circular é o que mostra a detenção de um jornalista da BBC durante os protestos.