Siga aqui o liveblog sobre a guerra

A defesa antiaérea ucraniana “derrubou a maioria dos mísseis” disparados esta segunda-feira pela Rússia, assegurou o Presidente Volodymyr Zelensky, enquanto o seu homólogo russo, Vladimir Putin, era informado sobre incidentes em duas bases aéreas.

As sirenes de alerta de bombardeamentos voltaram a soar em várias partes da Ucrânia, esta manhã, depois de vários mísseis russos terem caído no sul do país, embora Zelensky assegure que a maioria deles foi destruída pelas defesas antiaéreas.

Rússia instala sistema de mísseis em Ilhas Curilas reivindicadas pelo Japão

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“A defesa aérea derrubou a maioria dos mísseis. Os engenheiros de energia já começaram a restaurar a energia. O nosso pessoal nunca desiste“, disse Zelensky na rede social Instagram, referindo-se à resistência ucraniana perante uma nova onda de bombardeamentos russos.

Entretanto, o Presidente russo, Vladimir Putin, foi informado de incidentes em duas bases aéreas nas regiões de Saratov e Ryazan, no centro do país, segundo o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.

“O Presidente recebe regularmente informações, vindas dos serviços competentes, sobre tudo o que está a acontecer“, disse Dmitry Peskov.

De acordo com vários meios de comunicação russos, duas bases aéreas, incluindo uma destinada à aviação estratégica usada para realizar ataques contra a Ucrânia, foram abaladas por explosões.

Explosões em duas bases aéreas russas fazem três mortos e oito feridos

Os media russos acusam a Ucrânia de estar por detrás das explosões, embora ambos as bases estejam localizadas a centenas de quilómetros da fronteira ucraniana.

Kiev não reivindicou a responsabilidade por nenhuma das explosões e as autoridades russas estão a investigar as explosões ocorridas nos aeródromos militares.

“Três pessoas morreram, outras cinco ficaram feridas, duas das quais em estado grave”, disse, em declarações à agência oficial russa TASS, fonte do aeródromo situado na região de Ryazan, a cerca de 200 quilómetros de Moscovo.