Vinte e cinco pessoas foram detidas na Alemanha por uma alegada conspiração contra o governo que incluia a preparação de ataques armados, segundo a procuradoria-geral da Alemanha. De acordo com a BBC foram levadas a cabo várias operações por todo o país para travar uma tentativa de personalidades da extrema-direita e ex-militares invadirem o Parlamento e tomarem o poder no país.

A BBC revelou que alguns dos detidos são membros do Reichsbürger (Cidadãos do Reich), um movimento de extrema-direita alemão com ligações neonazis, para o qual as autoridades têm as atenções viradas há muito devido a ataques violentes e atos racistas. Este grupo recusa a existência da Alemanha como é, desde o estado às instituições e às fronteiras.

O grupo, que rejeita a Constituição implementada depois da Segunda Guerra Mundial e apela ao derrube do governo, terá sido formado em 2021.

Um dos principais responsáveis pelo plano é apresentado como o príncipe Heinrich XIII, de 71 anos, e terá sido fundamental no desenvolvimento do projeto que agora foi desmantelado. Além disso, será um dos dois cabecilhas que se encontram entre os detidos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A procuradoria-geral da Alemanha referiu que 22 alemães foram detidos sob suspeita de “filiação numa organização terrorista”. Três outras pessoas, incluindo um russo, são suspeitas de apoiar a organização. Uma pessoa foi detida na cidade austríaca de Kitzbuehel e outra na cidade italiana de Perugia, referiu ainda o comunicado.

Os procuradores disseram, em comunicado, que os detidos são suspeitos “de terem feito preparativos concretos para entrarem violentamente, com um pequeno grupo armado, no Bundestag”, a câmara baixa do parlamento alemão.

Cerca de três mil agentes participaram na operação policial, que incluiu buscas em 130 locais em 11 dos 16 estados da Alemanha, contra o movimento Cidadãos do Reich.

De acordo com o jornal alemão Der Spiegel, as buscas incluíram o quartel da KSK, a unidade de forças especiais da Alemanha, na cidade de Calw, no sudoeste do país. A KSK já tinha sido alvo de investigação no passado devido a alegadamente ter entre os soldados simpatizantes da extrema-direita.

Rússia nega envolvimento

A embaixada de Moscovo em Berlim disse não ter qualquer relação com organizações “terroristas” na Alemanha, poucas horas depois do anúncio da neutralização de um grupúsculo que supostamente preparava perturbar instituições alemãs.

“As representações diplomáticas e consulares russas na Alemanha não mantêm qualquer tipo de contactos com representantes de grupos terroristas ou formações ilegais”, indicou hoje a embaixada de Moscovo em Berlim citada pelas agências russas Ria Novosti e Tass.