O exuberante Ford GT vai encerrar a trajectória comercial da sua segunda geração, vendida entre 2017 e 2022, com uma versão muito especial, denominada GT Mk IV. Concebida especificamente para utilizar em pista, a derradeira versão do superdesportivo da Ford com motor central surge com 811 cv e recheada de apoios aerodinâmicos, o que levou inclusivamente o construtor a baptizar esta última criação como a 3.ª geração do modelo. O facto de apenas estarem prometidas 67 unidades garantiu que as vendas seriam rápidas, justificando um preço necessariamente elevado com a exclusividade. Mas a Ford garante que o novo modelo vale todos os cêntimos que os potenciais clientes paguem por ele.
A estratégia da Ford consistiu em utilizar as últimas unidades a fabricar do GT para homenagear um outro Ford GT, o Mk IV que venceu as 24 Horas de Le Mans de 1967, data que explica a limitada produção do modelo. Os carros estão desde já todos vendidos, com a Ford a reservar para si quatro unidades. As restantes 63 vão ser encaminhadas para os primeiros clientes que confirmaram a reserva, com as entregas a serem esperadas para a Primavera de 2023.
Não será a Ford, mais habituada a produzir carros de série e em grandes quantidades, a fabricar a nova série especial do GT. Será a Multimatic, empresa especializada em veículos de competição, necessariamente em pequenas séries, a assegurar não só a produção, mas também a manutenção dos modelos, que serão vendidos a 1,7 milhões de dólares a unidade, o equivalente a cerca de 1,6 milhões de euros.
Em simultâneo com as entregas destes 67 Ford GT Mk IV, vai igualmente ter lugar o final da produção da 2.ª geração do Ford GT, o modelo que serve de base para esta série especial. Todas elas montam o 3.5 V6 biturbo que, na versão de série, fornece 655 cv e 750 Nm. Mas estes são os dados relativos ao motor que tem de respeitar as normas de ruído e de emissões, impostas pela necessidade de circular na via pública. Nesta série de especial de comemoração da vitória em Le Mans de 67, o motor vê a sua potência subir para 811 cv, essencialmente por lhe terem sido retiradas as amarras que o limitavam.