890kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Frustração, orgulho e esperança no futuro: jogadores portugueses reagem ao fim do sonho no Qatar

Este artigo tem mais de 1 ano

Quase todos os futebolistas convocados por Fernando Santos usaram as redes sociais para deixar mensagem sobre eliminação do Mundial. Cristiano Ronaldo foi um deles. Veja o que disseram os jogadores.

Morocco v Portugal: Quarter Final - FIFA World Cup Qatar 2022
i

Getty Images

Getty Images

Várias horas depois da derrota de Portugal frente a Marrocos, nos oitavos-de-final do Mundial que ditou o afastamento da Seleção nacional da competição, os jogadores portugueses usaram as redes sociais para se dirigirem aos portugueses. Assumiram a “frustração” de deixarem o torneio antes de concretizarem o “sonho” de serem campeões do Mundo, mostraram “orgulho” na caminhada no Qatar e revelaram “esperança” no futuro – assumindo que esta competição deve servir de lição.

Uma das mensagens mais importantes foi a partilhada pelo capitão de equipa, Cristiano Ronaldo, que assegurou que jamais viraria as costas aos companheiros e ao país.  “Infelizmente, ontem [no sábado] o sonho acabou. Não vale a pena reagir a quente. Quero apenas que todos saibam que muito se disse, muito se escreveu, muito se especulou, mas a minha dedicação a Portugal não mudou nem por instante. Fui sempre mais um a lutar pelo objetivo de todos e jamais viraria as costas aos meus companheiros e ao meu país”, escreveu Ronaldo.

Atualmente sem clube, o avançado garantiu que o seu maior sonho era o título mundial por Portugal e que lutou “muito” por ele. “Nas cinco presenças que marquei em Mundiais ao longo de 16 anos, sempre ao lado de grandes jogadores e apoiado por milhões de portugueses, dei tudo de mim”, reforçou.

A mensagem termina com agradecimentos a Portugal e ao Qatar, e um pedido: “que o tempo seja bom conselheiro e permita que cada um tire as suas conclusões”. Um recado para a Federação Portuguesa de Futebol e para o selecionador Fernando Santos?

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Bruno Fernandes: “O nosso sonho caiu por terra quando de tudo fizemos para que terminasse de maneira diferente”

Um dos melhores jogadores de Portugal no Qatar, Bruno Fernandes expressou igualmente a sua tristeza pela eliminação frente a Marrocos, a quem deu os parabéns pela passagem inédita às meias-finais do Campeonato do Mundo.

“É difícil expressar em algumas palavras tudo o que sentimos ontem [sábado] assim que terminou o jogo. O nosso sonho caiu por terra quando de tudo fizemos para que terminasse de maneira diferente. É triste e doloroso, porque representar o nosso país significa muito mais do que simplesmente jogar futebol”, começou por escrever o jogador do Manchester United.

O médio deixou ainda uma palavra de elogio aos colegas de equipa, garantindo estar orgulhoso do que fizeram na competição. “Apesar da eliminação, sinto muito orgulho em ser português e mais ainda em todos aqueles que representaram comigo o nosso país neste Mundial.”

Diogo Dalot: “O sonho não acaba aqui. O nosso grupo é forte e unido. Vamos superar juntos”

Igualmente nas redes sociais, Diogo Dalot  disse acreditar que a equipa será capaz de transformar a experiência no Qatar “em aprendizagem para as próximas competições”.

Nunca escondemos que o nosso objetivo era chegar mais longe e, por isso, não podemos estar satisfeitos. É sempre difícil encontrar palavras nestes momentos, mas quero agradecer a todos os portugueses que nos apoiaram pelo Mundo, aos portugueses em Portugal, no Catar, à minha família que esteve sempre comigo e foi muito especial ter-vos sempre ao meu lado”, escreveu o defesa direito do Manchester United.

O jogador que acabou como um dos titulares indiscutíveis de Fernando Santos confessa ter realizado “o sonho de representar Portugal num Mundial ter vivido “momentos únicos”. “Nunca vou esquecer o momento do hino, as bandeiras nos estádios, os golos que festejamos juntos…”, confessou.

“O sonho não acaba aqui”, garantiu ainda. “O nosso grupo é forte e unido. Vamos superar juntos e transformar esta experiência em aprendizagem para as próximas competições”, vaticinou, para depois concluir: “Obrigado, Portugal.”

Veja aqui as mensagens dos jogadores portugueses presentes no Qatar (por ordem de posição em campo): 

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.