Várias horas depois da derrota de Portugal frente a Marrocos, nos oitavos-de-final do Mundial que ditou o afastamento da Seleção nacional da competição, os jogadores portugueses usaram as redes sociais para se dirigirem aos portugueses. Assumiram a “frustração” de deixarem o torneio antes de concretizarem o “sonho” de serem campeões do Mundo, mostraram “orgulho” na caminhada no Qatar e revelaram “esperança” no futuro – assumindo que esta competição deve servir de lição.
Uma das mensagens mais importantes foi a partilhada pelo capitão de equipa, Cristiano Ronaldo, que assegurou que jamais viraria as costas aos companheiros e ao país. “Infelizmente, ontem [no sábado] o sonho acabou. Não vale a pena reagir a quente. Quero apenas que todos saibam que muito se disse, muito se escreveu, muito se especulou, mas a minha dedicação a Portugal não mudou nem por instante. Fui sempre mais um a lutar pelo objetivo de todos e jamais viraria as costas aos meus companheiros e ao meu país”, escreveu Ronaldo.
Atualmente sem clube, o avançado garantiu que o seu maior sonho era o título mundial por Portugal e que lutou “muito” por ele. “Nas cinco presenças que marquei em Mundiais ao longo de 16 anos, sempre ao lado de grandes jogadores e apoiado por milhões de portugueses, dei tudo de mim”, reforçou.
A mensagem termina com agradecimentos a Portugal e ao Qatar, e um pedido: “que o tempo seja bom conselheiro e permita que cada um tire as suas conclusões”. Um recado para a Federação Portuguesa de Futebol e para o selecionador Fernando Santos?
Bruno Fernandes: “O nosso sonho caiu por terra quando de tudo fizemos para que terminasse de maneira diferente”
Um dos melhores jogadores de Portugal no Qatar, Bruno Fernandes expressou igualmente a sua tristeza pela eliminação frente a Marrocos, a quem deu os parabéns pela passagem inédita às meias-finais do Campeonato do Mundo.
“É difícil expressar em algumas palavras tudo o que sentimos ontem [sábado] assim que terminou o jogo. O nosso sonho caiu por terra quando de tudo fizemos para que terminasse de maneira diferente. É triste e doloroso, porque representar o nosso país significa muito mais do que simplesmente jogar futebol”, começou por escrever o jogador do Manchester United.
O médio deixou ainda uma palavra de elogio aos colegas de equipa, garantindo estar orgulhoso do que fizeram na competição. “Apesar da eliminação, sinto muito orgulho em ser português e mais ainda em todos aqueles que representaram comigo o nosso país neste Mundial.”
Diogo Dalot: “O sonho não acaba aqui. O nosso grupo é forte e unido. Vamos superar juntos”
Igualmente nas redes sociais, Diogo Dalot disse acreditar que a equipa será capaz de transformar a experiência no Qatar “em aprendizagem para as próximas competições”.
Nunca escondemos que o nosso objetivo era chegar mais longe e, por isso, não podemos estar satisfeitos. É sempre difícil encontrar palavras nestes momentos, mas quero agradecer a todos os portugueses que nos apoiaram pelo Mundo, aos portugueses em Portugal, no Catar, à minha família que esteve sempre comigo e foi muito especial ter-vos sempre ao meu lado”, escreveu o defesa direito do Manchester United.
O jogador que acabou como um dos titulares indiscutíveis de Fernando Santos confessa ter realizado “o sonho de representar Portugal num Mundial ter vivido “momentos únicos”. “Nunca vou esquecer o momento do hino, as bandeiras nos estádios, os golos que festejamos juntos…”, confessou.
“O sonho não acaba aqui”, garantiu ainda. “O nosso grupo é forte e unido. Vamos superar juntos e transformar esta experiência em aprendizagem para as próximas competições”, vaticinou, para depois concluir: “Obrigado, Portugal.”
Veja aqui as mensagens dos jogadores portugueses presentes no Qatar (por ordem de posição em campo):