No final de 2021, o Mokka-e foi alvo de uma actualização no essencial: o motor eléctrico passou a ter uma desmultiplicação diferente, recebeu pneus menos resistentes ao rolamento (com menor atrito) e passou a usufruir de uma bomba de calor mais eficiente. Tudo isto resultou num menor consumo e, por tabela, num incremento da autonomia, que saltou dos anteriores 324 km para 338 km. Precisamente um ano depois, o B-SUV eléctrico da Opel volta a renovar os seus argumentos, incrementando a potência, a eficiência e a autonomia. E para reforçar as suas credenciais como modelo eléctrico, passa a concretizar o que significa o sufixo “e”: deixa de ser comercializado como Mokka-e e passa a Mokka Electric, movimento que foi iniciado pelo Astra e que se vai estender ao resto da gama.

A potência sobe 15%, mais concretamente 20 cv, o que significa que passa dos anteriores 100 kW/136 cv para 115 kW/156 cv. Isto acontece porque, segundo a Opel, o Mokka vai receber o novo motor síncrono que também dará vida ao Astra a bateria. O binário não sofre qualquer alteração, mantendo-se nos 260 Nm, enquanto o do Astra Electric é ligeiramente superior (270 Nm).

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Tão ou mais importante do que o incremento da potência, é a melhoria da eficiência, o que se traduz por visitadas mais espaçadas ao posto de carga. Assim, enquanto o Mokka-e anunciava 15,8 kWh/100 km, o Mokka Electric diminui o consumo de energia para 15,2 kWh por 100 quilómetros, de acordo com o protocolo europeu de medição de consumos e emissões WLTP. À maior eficiência junta-se ainda uma bateria de maior capacidade. O antigo acumulador de 50 kWh (46 kWh úteis) é substituído por uma nova bateria de 54 kWh brutos de capacidade (51 kWh úteis), permitindo ao Mokka Electric percorrer até 406 km, um ganho que ronda os 20% face aos 338 km anunciados pelo Mokka-e. Em corrente contínua, num posto de carga de 100 kW, mantém-se a meia hora para recarregar a bateria até aos 80%. Inalterada fica também a velocidade máxima, que continua a estar limitada a 150 km/h, sendo que o sprint de 0-100 km/h continua a cumprir-se “em menos de 10 segundos”. A Opel não avança o tempo concreto, sendo de recordar que o Mokka-e exigia 9 segundos.

O Opel Mokka Electric vai chegar em Maio com uma versão de lançamento, ainda sem preço definido. Posteriormente, estará apenas disponível no nível de equipamento de topo, denominado Ultimate. Os restantes níveis de equipamento mantêm-se com as especificações técnicas do Mokka-e que se encontra actualmente nos concessionários. Independentemente do nível de equipamento, todas as versões passam a ser comercialmente designadas Mokka Electric.

De recordar que, de momento e incluindo os comerciais ligeiros, a Opel já disponibiliza uma dúzia de modelos electrificados. Dentro de pouco mais de um ano, até 2024, planeia ter uma versão electrificada em todos os seus modelos, isto para comercializar exclusivamente modelos eléctricos na Europa em 2028.