Siga aqui o nosso liveblog sobre a guerra na Ucrânia

Três pessoas morreram e uma ficou ferida esta terça-feira depois de uma explosão num dos mais importantes gasodutos russos, perto da cidade de Kazan, mais de 600 quilómetros a leste de Moscovo.

A informação foi inicialmente confirmada pela agência de notícias russa Tass, citando o gabinete de comunicação das autoridades regionais.

A fuga ocorreu perto da pequena povoação de Yambakhtino. “Houve uma fuga, seguida de um incêndio num gasoduto subterrâneo”, confirmaram as autoridades. “De acordo com as informações preliminares, não houve vítimas.”

O incêndio afetou o gasoduto Urengoy-Pomary-Uzhhorod, também conhecido como gasoduto transsiberiano, que começa na reserva de gás natural de Urengoy e termina na cidade ucraniana de Uzhhorod, a partir de onde o gás é distribuído para países da Europa central.

Zelensky visita de surpresa a linha da frente em Bakhmut e entrega medalhas a militares

Um vídeo publicado no Telegram pelo jornal russo Kommersant mostra o incêndio, visível a uma grande distância.

Segundo a Reuters, a explosão provocou três mortes. Citando informações partilhadas no Telegram por elementos das autoridades locais, a Reuters adiantou que o fluxo de gás se encontra cortado desde as 13h50 locais (10h50 em Lisboa).

O gasoduto transsiberiano, construído na década de 1980, era, neste momento, a principal via de transporte de gás russo para a Europa.

Além das três mortes, uma pessoa terá ficado ferida na sequência do incidente, que ocorreu durante trabalhos planeados de manutenção.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR