O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, faz esta quarta-feira a sua primeira visita ao exterior desde que a guerra começou, a 24 de fevereiro. Às 14h locais (mais 5 horas em Lisboa), o chefe de Estado chega à Casa Branca tendo pouco depois um encontro com o homólogo norte-americano, Joe Biden.

A agenda, com três pontos, foi publicada pela jornalista da Bloomberg Annmarie Hordern no seu Twitter e dá conta de que meia hora depois da chegada terá início uma reunião bilateral na Sala Oval.

A agenda na Casa Branca tornada pública:

  • 14h (19h em Lisboa): Biden recebe Zelensky na Casa Branca, mais propriamente no South Lawn;
  • 14h30 (19h30 em Lisboa): Reunião bilateral na Sala Oval;
  • 16h30 (21h30 em Lisboa): Biden e Zelensky participam numa conferência de imprensa conjunta.

Zelensky também fará intervenção no Congresso

Esta manhã, Zelensky já havia referido no seu Twitter que estava a caminho dos EUA com o objetivo de fortalecer a resiliência e a capacidade defensiva da Ucrânia.

Era ainda referido que além de serem abordados temas relativos à cooperação entre os dois países, com reuniões bilaterais, faria uma intervenção no Congresso.

De acordo com a CNN, a intervenção do Presidente da Ucrânia no Congresso será às 19h30 locais, ou seja, às 00h30 de Portugal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mas antes disso, às 18h15 locais, terá um encontro com Nacy Pelosi, presidente da Câmara dos Representantes, no Capitólio.

Após estes encontros, segundo noticiou a estação televisiva norte-americana, Zelensky iniciará de imediato a viagem de regresso a Kiev, ainda que não seja conhecidos os detalhes dessa deslocação.