Mais de dez meses depois do início da invasão russa da Ucrânia, a guerra não tem um fim à vista. Numa altura em que todos os intervenientes se preparam para o prolongar do conflito por tempo indeterminado, a Ucrânia aproveitou a quadra natalícia para, de uma forma leve, tornar a sublinhar a importância de vencer a guerra, através de um clássico de Natal: “Assalto ao Arranha-Céus” (“Die Hard”, no original).
O vídeo (uma versão editada do trailer do filme) foi publicado pelo Ministério da Defesa ucraniano, e é “dedicado a todos os heróis na linha da frente”:
An underdog who wins against the bad guys. This is the kind of story we all enjoy.
Dedicated to all the die hards on the front line.
Ukraine will win!
Yippee Ki-Yay…! pic.twitter.com/JaZzqlOZA7— Defense of Ukraine (@DefenceU) December 26, 2022
Bruce Willis, o protagonista e herói, representa a Ucrânia, fazendo frente ao gangue criminoso de Alan Rickman, que aqui simboliza o lado russo. Pelo meio, a Defesa ucraniana faz ainda uma referência ao sistema de mísseis HIMARS, fornecidos pelo Ocidente.
As legendas do vídeo descrevem o conflito como um combate de David contra Golias, e falam na invasão como um “plano perfeito” que foi travado por um “underdog“. Ao estilo próprio de um filme de ação, o “trailer” para este filme bem real termina com uma proclamação de que “a guerra que [a Ucrânia] não queria é aquela que não pode perder”.