Mais de dez meses depois do início da invasão russa da Ucrânia, a guerra não tem um fim à vista. Numa altura em que todos os intervenientes se preparam para o prolongar do conflito por tempo indeterminado, a Ucrânia aproveitou a quadra natalícia para, de uma forma leve, tornar a sublinhar a importância de vencer a guerra, através de um clássico de Natal: “Assalto ao Arranha-Céus” (“Die Hard”, no original).

O vídeo (uma versão editada do trailer do filme) foi publicado pelo Ministério da Defesa ucraniano, e é “dedicado a todos os heróis na linha da frente”:

Bruce Willis, o protagonista e herói, representa a Ucrânia, fazendo frente ao gangue criminoso de Alan Rickman, que aqui simboliza o lado russo. Pelo meio, a Defesa ucraniana faz ainda uma referência ao sistema de mísseis HIMARS, fornecidos pelo Ocidente.

As legendas do vídeo descrevem o conflito como um combate de David contra Golias, e falam na invasão como um “plano perfeito” que foi travado por um “underdog“. Ao estilo próprio de um filme de ação, o “trailer” para este filme bem real termina com uma proclamação de que “a guerra que [a Ucrânia] não queria é aquela que não pode perder”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR