A primeira mensagem de Natal de Carlos III foi um sucesso televisivo. O discurso do Rei foi o programa mais visto no dia de Natal no Reino Unido e também ultrapassou os 10 milhões de espectadores, algo que não acontecia desde a década de 1990.

A mensagem foi transmitida nos canais BBC One, BBC Two (acompanhada de linguagem gestual) e ITV, com um recorde de 10,6 milhões  (segundo o The Guardian) ou 10, 7 milhões de espetadores (números da BBC), superando também a plataforma de streaming Netflix, segundo o jornal britânico.

Nunca tantos canais tinham transmitido este discurso, escreve a BBC. No ano passado, a última mensagem de Natal de Isabel II foi vista por 8.96 milhões de pessoas.

Esta foi também a mensagem de Natal de um monarca, transmitida pela televisão, mais vista das últimas duas décadas em que há registos de audiência. Desde a década de 1990 que o número de pessoas a assistir à mensagem da Rainha baixou a linha dos 10 milhões e não tinha ainda voltado a ultrapassá-la. Contudo a mensagem da Isabel II manteve-se como o programa mais visto no dia e Natal ao longo dos últimos anos, regista a BBC.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Da ausência de Isabel II à pobreza e uma palavra especial aos que ajudam. A primeira mensagem de Natal do Rei Carlos III

A mensagem do Rei foi transmitida às 15h00 do dia de Natal, durou oito minutos e esteve carregada de simbolismo. Carlos gravou a sua mensagem na capela de S. Jorge, no Castelo de Windsor, onde tiveram lugar as cerimónias fúnebres finais da anterior monarca, no passado mês de setembro. Em 1999 foi também este o cenário escolhido pela Rainha para a sua mensagem de Natal.