O internacional português, Bernardo Silva, admitiu que quer regressar ao Benfica em boa forma. “Se for para pendurar as botas, eu prefiro nem ir. Quero voltar ao Benfica para ajudar e tenho de me sentir em condições”, disse o jogador de 28 anos do Manchester City em entrevista ao jornal Record.

Nas últimas janelas de transferências, os rumores em torno da saída de Bernardo Silva têm-se acentuado. O Barcelona tem sido  apontado como o destino mais provável para o médio que está desde 2017 nos citizens, onde já conquistou quatro vezes a Liga Inglesa. “Não vou esconder que o meu objetivo nos últimos anos, aparecendo uma coisa boa para outro sítio, será, provavelmente, mudar para um novo projeto. Indo para um novo clube com 29 anos, já só acabo esse contrato provavelmente com 34. O meu objetivo era, aos 32 anos, no máximo, voltar ao Benfica. O que acho hoje? Depende do que acontecer no próximo verão”, explicou o jogador.

Ainda assim, Bernardo Silva tem refletido sobre o assunto. “Não vou mentir, não é uma coisa em que não pense. Eu penso nisso todos os anos. Sempre foi um objetivo. Não consegui cumprir o meu sonho de jogar no Benfica quando tinha 19, 20 anos, mas ainda o quero cumprir”. O jogador do City realizou três partidas, nenhuma delas como titular, ao serviço da equipa principal do encarnados na época 2013/14 sob o comando de Jorge Jesus, sagrando-se campeão nacional nessa temporada.

No entanto, sabe que para regressar ao clube onde fez toda a formação as circunstâncias têm que ser ideais. “Se eu sair, e não sei se isso vai acontecer, um clube que pagar o que o City quer por mim não me vai dar um contrato de três anos, vai dar de cinco. E já bate nos 34 anos. Sendo muito realista: o Bernardo para sair do Manchester City para o Benfica, ou para sair de outro grande europeu para o Benfica, não pode sair com dois ou três anos de contrato, porque o Benfica não tem dinheiro para pagar a estes clubes, tem de sair livre. Estou numa situação difícil que tenho de gerir”.

Em relação ao momento que o clube da Luz atravessa, ao comando do treinador Roger Schmidt, o jogador admite que “não conhecia nada do trabalho” do técnico alemão e, por isso, “claro que é uma surpresa”. Mesmo assim, Bernardo ainda não pensa no título. “Estamos a meio da época, deslumbramento nunca é bom. Já vimos muitas equipas perderem campeonatos e mandarem uma época por água abaixo por causa de um mês mau. Oito pontos [agora cinco] são três jogos maus e o Benfica passa para segundo. O Benfica deu grandes indicações. A equipa está a jogar muito bem, mas falta mais de metade da época. Vamos com calma”.

Outrora crítico da liderança de Luís Filipe Vieira, Bernardo Silva mostra-se satisfeito com o trabalho de Rui Costa na presidência do Benfica. “Quando Vieira sai da liderança e depois há aquelas eleições em que Rui Costa se candidata, eu não votei porque não estava em Portugal, mas, se tivesse votado, não teria votado em Rui Costa. Tinha estado na direção de Luís Filipe Vieira e não sei se não poderia ter feito mais para algumas coisas não terem acontecido. Por outros lado, desde que chegou à presidência, enquanto benfiquista, estou muito contente com o que tem vindo a fazer”. 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR