Carlos Mota dos Santos vai assumir a liderança da Mota-Engil, chegando a presidente executivo (CEO) e a presidente do conselho de administração (chairman). É a terceira geração da família Mota a assumir a presidência da construtora.

António Mota, até agora chairman, vai passar a vice-presidente. Será essa também a função que assumirá Gonçalo Moura Martins, que é o atual CEO.

Em comunicado, a Mota-Engil informa que “no âmbito do plano de renovação geracional do grupo, será proposto, em próxima reunião do Conselho de Administração, a designação do senhor eng.º Carlos Mota Santos para presidente do conselho de administração, bem como para presidente da comissão executiva”.

Pretende-se que estas mudanças produzam efeitos a 1 de fevereiro. Para isso, “irá ser convocada uma reunião do conselho de administração a decorrer neste mês de janeiro, tendo em vista a aprovação das propostas aqui referidas, bem como serão tomadas, neste fórum e em assembleia-geral a convocar para o efeito, as deliberações tendentes à recomposição do Conselho de Administração bem como da Comissão Executiva, de que se dará conta oportunamente”. Segundo acrescenta, pretende-se que o processo esteja concluído até final de janeiro, para que produza efeitos no início de fevereiro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Carlos Mota dos Santos, sobrinho de António Mota, já estava na comissão executiva como vice-presidente de Gonçalo Moura Martins.

Agora, chega ao topo e com funções duplas. António Mota e Gonçalo Moura Martins renunciaram aos cargos para “dar início a um processo de mudança geracional e de renovação da alta gestão do grupo”.

É a terceira geração a chegar à liderança do grupo. Manuel António da Mota fundou a empresa em 1946, tendo o seu filho — António Mota — sucedido em 1995. António Mota que continua em funções não executivas na empresa começou a trabalhar no grupo em 1976. É o sobrinho que vai agora chegar à liderança, depois de um período de transição em que foi Gonçalo Moura Martins a assumir a presidência. Moura Martins está há 30 anos na Mota-Engil, 10 dos quais como CEO.

Carlos Mota Santos “é um profissional com mais de 20 anos de prática, profundo conhecedor dos negócios e atividades do grupo, tendo iniciado funções técnicas na empresa após a conclusão da sua licenciatura em engenharia civil”, caracteriza o comunicado da Mota. Carlos Mota Santos passou toda a sua vida profissional no grupo de construção. Licenciado em engenharia civil pela Universidade do Porto é filho de Manuela Vasconcelos Mota dos Santos, uma das filhas de Manuel António da Mota e irmã de António Mota (são ao todo quatro irmãos – António, Manuela, Teresa e Paula).

A terceira geração tem hoje um parceiro chinês no grupo. Em 2021, a Mota-Engil passou a ter como acionista estratégico a China Communications Construction Company (CCCC), que ficou com 32,41% da construtora. A família Mota, através da FM – Sociedade de Controlo, tem 40,03%.