A marca norte-americana de chocolates M&M’s anunciou esta segunda-feira que as suas famosas mascotes spokescandies — os M&M’s falantes que protagonizam os anúncios da marca — vão afastar-se temporariamente do espaço público na sequência de uma série de controvérsias em torno das mudanças que foram feitas aos bonecos no último ano. A nova porta-voz da marca será a atriz e comediante americana Maya Rudolph.

“No ano passado, fizemos algumas mudanças aos nossos queridos spokescandies. Não tínhamos a certeza se alguém iria notar. E, decididamente, não pensámos que se iriam tornar virais. Mas agora percebemo-lo: até os sapatos de um doce podem ser polarizadores, o que era a última coisa que os M&M’s queriam, porque queremos unir as pessoas“, lê-se no comunicado publicado esta segunda-feira.

“Por isso, decidimos dar uma pausa de tempo indefinido aos spokescandies. No lugar deles, temos o orgulho de apresentar uma nova porta-voz que é unânime na América: a querida Maya Rudolph. Estamos confiantes que a senhora Rudolph vai promover o poder da alegria para criar um mundo de que todos se sentem parte”, acrescentou o comunicado.

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A polémica estalou há um ano, quando a M&M’s anunciou uma mudança no visual dos seis bonecos em forma de chocolate, com o objetivo de os tornar mais contemporâneos. Na altura, um dos objetivos da marca era promover um equilíbrio de géneros e tornar a comunicação dos chocolates mais inclusiva: entre os seis M&M’s (laranja, castanho, vermelho, amarelo, verde e azul), havia quatro personagens masculinas e só duas femininas. As duas femininas, além de estarem em minoria, eram representadas com sapatos de salto alto (no caso da castanha) e com botas de cano alto (no caso da verde).

Na altura, os sapatos de salto alto da M&M castanha foram substituídos por uns sapatos mais discretos, enquanto as míticas botas da M&M verde foram trocadas por uns ténis — o que chegou mesmo a motivar a criação de uma petição pública destinada a “manter a M&M verde sexy”. A marca anunciou também que as duas personagens femininas iam ter mais destaque de modo a demonstrar apoio pela causa feminista.

Em setembro do ano passado, a marca anunciou outra novidade: a personagem da M&M roxa, uma nova boneca que se juntaria ao grupo para as campanhas publicitárias da marca — embora não ao pacote de M&M’s propriamente dito. Há duas semanas, a marca revelou um pacote especial, no qual figuram apenas as bonecas verde, castanha e roxa, numa campanha especialmente dedicada às mulheres.

Todas estas inovações provocaram uma furiosa reação da parte dos setores mais conservadores da sociedade norte-americana. O apresentador da Fox News Tucker Carlson, conhecido rosto da ala conservadora dos media americanos, criticou a marca por ter transformado os M&M’s em chocolates “woke“, classificando a boneca verde como “talvez uma lésbica” e criticando a nova “M&M roxa obesa”.

Algumas personalidades da extrema-direita americana, como Nick Adams, vieram a público atacar duramente a marca pela decisão, afirmando que “a masculinidade está sob ataque como nunca esteve antes na história mundial”.

Em declarações à CNN, um porta-voz da marca disse que a decisão de retirar os bonecos de circulação “não é uma reação” às críticas que se multiplicaram nos últimos meses, mas que os M&M’s coloridos que protagonizaram os anúncios da marca até agora estão, “neste momento, em busca de outra paixões pessoais”.