A justiça britânica determinou o pagamento de uma indemnização de 39 milhões de libras (mais de 44 milhões de euros) a uma criança vítima de negligência médica e acabou por ter os braços e as pernas amputados.

De acordo com a defesa da família, a menor foi levada pelos pais ao hospital de Frimely Park em Surrey, a sul de Londres, com sintomas de meningite e sepse – que incluíam febre, dores nas pernas, tonturas e vómitos – que foram ignorados pelos profissionais médicos, que lhe prescreveram paracetamol e a mandaram para casa.

Horas depois, a criança acabou por voltar à unidade hospitalar onde foi diagnosticada com uma infeção grave. Transferida para os cuidados intensivos de um segundo hospital, acabou por sofrer de falência de vários órgãos. Foram precisas várias cirurgias para a salvar, incluindo o amputar das pernas e braços assim como transplantes de pele.

No seguimento do caso, a família moveu uma queixa contra a unidade hospitalar, exigindo compensação financeira e alegando que a remoção dos membros era evitável se a criança tivesse sido corretamente diagnosticada da primeira vez.

De acordo com o The Mirror, uma parte do valor será pago de uma só vez, com o resto do montante a ser pago em prestações anuais durante o resto da vida da jovem. Durante o anúncio do veredito, o juiz afirmou que “o dinheiro não pode trazer de volta quem a vossa filha era, mas pode garantir-lhe um futuro”.

A representante legal da família admitiu que o caso era “muito triste” mas realçou as qualidades da jovem, que descreveu como “uma menina extremamente corajosa e academicamente dotada”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR