Uma primeira investida que se revelou curta, uma segunda tentativa que teve o mesmo destino. Pedro Porro continua a ser uma prioridade para o Tottenham neste mercado de janeiro e, numa fase em que não existe ainda qualquer novidade sobre a eventual saída de Matt Doherty ou Emerson, os ingleses não desarmam no assédio ao lateral espanhol. Esta quarta-feira, haverá nova ronda de negociações na tentativa de fechar de vez o acordo com o número 24 do Sporting. E, coincidência ou não (também poderá ser uma mera gestão física, tal como aconteceu com Gonçalo Inácio), o jogador começa a meia-final da Taça da Liga frente ao Arouca no banco de suplentes, promovendo o regresso à titularidade de Ricardo Esgaio.

Numa primeira fase, o conjunto de Londres propôs a contratação do espanhol por uma verba pouco acima dos 30 milhões de euros, cenário rejeitado pelo Sporting que pedia os 45 milhões de euros da cláusula de rescisão. Mais tarde, e além dessa mesma verba, foi colocada em cima da mesa a possibilidade de cedência dos 50% dos direitos económicos de Marcus Edwards, mais um cenário que não convenceu os responsáveis verde e brancos. Agora, a nova proposta deverá aproximar-se do montante pedido pela formação de Alvalade sendo que, segundo apurou o Observador, a possibilidade de entrar também no negócio o avançado inglês não caiu, até pela perceção de que ter uma percentagem maior poderá render a médio prazo.

Contratado pelo Sporting ao Manchester City este verão por 8,5 milhões de euros, depois de duas épocas de empréstimo em Alvalade, Porro tem sido um dos melhores jogadores verde e brancos esta temporada, com destaque também para as exibições na Liga dos Campeões apesar da eliminação na fase de grupos (tendo defrontado aí os spurs). Todavia, e mesmo estando a ser seguido por mais clubes, o Tottenham foi o único a apresentar ofertas concretas pelo espanhol nesta reabertura do mercado de transferências.

Na conferência de imprensa após o encontro com o Arouca, Rúben Amorim explicou o porquê de ter sido suplente, ao mesmo tempo que admitiu a possibilidade de o espanhol sair em janeiro sem fazer comentários sobre o tema. “O Porro ficou de fora porque já teve muitas dificuldades contra o Vizela. Foi um risco deixá-lo tanto tempo e mesmo hoje 20 minutos foi arriscado. Entrou porque tinha de entrar, precisávamos de alguém desequilibrador. Vamos ver como é no sábado. Confio no Esgaio, esteve muito bem na primeira parte, depois teve algum cansaço. Se estará na final? Não faço ideia. Há a cláusula e o mercado não fechou. Não garanto nada por nenhum jogador. A ideia que me transmitiram é que só sai pela cláusula”, disse.

Caso Pedro Porro venha mesmo a sair, e apesar de Amorim ter falado de Ricardo Esgaio, Gonçalo Esteves e Travassos como possíveis substitutos, o Sporting já tem alguns laterais referenciados para este mercado de janeiro. No topo das preferências encontra-se o neerlandês Milan van Ewijk, jogador de 22 anos que joga no Heerenveen, num negócio que poderia fixar-se acima dos cinco milhões de euros. Denso Kasius (Bolonha), Pol Lirola (Elche por empréstimo do Marselha) e Sacha Boey (Galatasaray) são outras possibilidades. Em paralelo com isso, mas sem ligação com a saída do espanhol, os leões estão muito próximos de fechar o central marfinense Ousmane Diomandé, que está cedido ao Mafra (equipa da Segunda Liga) pelos dinamarqueses do Midtjylland e que poderá custar um valor a rondar os sete milhões de euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR