O novo Citroën ë-C4 X já chegou ao nosso país, visando quem pretende um veículo eléctrico familiar relativamente acessível, com preços a partir de 40 mil euros, que oferece um espaço interessante no habitáculo e mala, privilegiando o conforto. No capítulo dos trunfos é preciso também considerar um certo aspecto de SUV, ou melhor, de crossover, dada a altura total contida (1,525 metros), com o pilar traseiro muito inclinado a conferir-lhe um tom mais dinâmico pelo ar de coupé.
Proposto entre nós apenas em versão 100% eléctrica, a ë-C4 X – a marca comercializa igualmente em alguns mercados o C4 X, com motores de combustão –, o novo modelo pretende satisfazer quem busque um veículo com habitáculo e bagageira capazes de satisfazer as necessidades familiares, uma maior altura ao solo (15,6 cm) e um ar de crossover, para alinhar com as preferências da maioria dos consumidores. Concebido sobre a plataforma e-CMP, adaptada a partir de uma solução para motores de combustão, este Citroën reivindica 4,60 m de comprimento e uma distância entre eixos de 2,67 m, o que deixa antever um espaço para pernas interessante para o segmento C. Além das vantagens proporcionadas pelo ë-C4 X em termos das emissões zero quando circula, o construtor chama ainda a atenção para o facto de, na sua produção, serem utilizados 30 kg de plásticos recicláveis e 100 kg de metal recuperado, assegurando uma poupança adicional de energia, sendo que 30% desta provém de fontes renováveis, na fábrica da Stellantis nos arredores de Madrid.
136 cv e 360 km entre recargas
Para locomover o ë-C4 X, a Citroën recorreu ao banco de órgãos da Stellantis e montou a mecânica habitual nos eléctricos do grupo. No mesmo chassi que recebe as mecânicas a gasolina, agora adaptada às necessidades dos eléctricos, surge o motor com 136 cv e 260 Nm – o Peugeot e-308 já recorre ao novo motor do grupo com 156 cv –, que é capaz de o levar até aos 150 km/h, a que está limitado electronicamente, depois de ajudar este veículo com um peso homologado de 1584 kg a franquear a barreira dos 100 km/h ao fim de 10 segundos.
A alimentar esta unidade eléctrica está a bateria com 50 kWh de capacidade, o tradicional acumulador do grupo e não o novo, com 54 kWh, similar ao utilizado no Peugeot e-308 e que permitiria ir mais longe na autonomia. A distância que o ë-C4 X consegue percorrer entre visitas aos postos de carregamento é fixada pelo sistema WLTP em 360 km. Potencialmente seria de 389 km, caso o Citroën montasse a bateria maior, com mais 4 kWh de capacidade, o que o colocaria próximo dos 400 km anunciados pelo e-308.
Imutável está a rapidez de carregamento, com o ë-C4 X a continuar a anunciar apenas potências de até 100 kW em corrente contínua (DC) e 11 kW em corrente alternada (AC), sendo o segundo valor melhor do que o primeiro. Contudo, o condutor necessitará de apenas 30 minutos para ir de 0% a 80% em DC, enquanto numa wallbox em AC serão precisas 5 horas. De recordar que este crossover a bateria monta em todas as versões um sistema de ar condicionado por bomba de calor, solução mais cara mas que favorece a autonomia.
Conduzimos o ë-C4 X durante um breve período e gostámos do comportamento, a favorecer mais o conforto do que a condução desportiva, em parte devido às suspensões mais macias que monta, compensadas pelos batentes hidráulicos progressivos que evitam as pancadas mais violentas em piso mais degradado. O espaço é muito bom para o segmento C, mas o acesso é melhor aos bancos da frente do que os de trás. O novo interface de entretenimento é o mais recente do grupo e da Citroën, o My Citroën Drive Plus, similar ao que foi estreado pelo C5 X. A mala oferece uma capacidade interessante, mas o acesso é limitado, dado tratar-se de um quatro portas, com uma tampa da mala que não movimenta o vidro traseiro.
A partir de 40.100€ e com serviços extra
O novo modelo da Citroën já está a ser proposto em quatro níveis de equipamento, designadamente o Feel, Feel Pack, Shine e Shine Pack, sendo este último o mais bem equipado e proposto por 44.191€. O Shine exige um investimento de 42.891€, para os mais em conta obrigarem a um dispêndio de apenas 40.551€ (Feel Pack) ou 40.191€ (Feel). Encontra aqui todos os preços, equipamentos e características técnicas.
Dependendo do nível de equipamento, o ë-C4 X disponibiliza soluções como ecrã central de 10”, comandos por reconhecimento de voz, carregamento de smartphone por indução, realizar o MirrorLink wireless e passar para o ecrã do Citroën os widgets que mais utilizamos no nosso smartphone, a começar pelo Waze e pelo Android Auto. Importante ainda são os 20 sistemas de segurança e de assistência à condução, incluindo o Highway Driver Assist, que assegura condução autónoma de Nível 2 em auto-estrada ou vias rápidas.
Todas as versões oferecem a app da marca, a My Citroën, enquanto abundam os construtores que exigem um pagamento anual para se poder usufruir de algo que é fundamental para explorar melhor um modelo moderno e, sobretudo, eléctrico. De recordar que é através da aplicação que o condutor pode ligar ou desligar o carregamento (se o veículo já estiver ligado ao ponto de carga), verificar a carga da bateria, programar viagens e enviá-las para o ë-C4 X e adquirir serviços, como por exemplo reservar outros modelos da marca para períodos em que necessite de transportar mais pessoas ou rebocar uma rulote mais pesada, sendo que já está incluído o aluguer de um Citroën com motor a gasolina ou híbridos plug-in uma vez por ano, sem custos adicionais.