Em atualização

Pelo menos 87 pessoas morreram e 150 ficaram feridas na sequência de um ataque bombista perto de uma mesquita, que estava cheia de fiéis, em Peshawar, no Paquistão, de acordo com os números mais recentes das autoridades citados pela Associated Press (AP).

De acordo com fontes oficiais citadas pela BBC, uma secção do edifício ficou completamente destruída, e há ainda várias pessoas soterradas por baixo dos escombros.

Sarbakaf Mohmand, comandante do grupo de talibãs paquistaneses, também conhecido como Tehreek-e-Taliban Paquistão (TTP), reivindcou o ataque através de uma mensagem no TwitterNo entanto, horas depois, a autoria do ataque foi desmentida pelo grupo, pelo que ainda não foi estabelecido nenhum responsável, explica a AP.

Mohammad Khurasani, porta-voz do TTP, afastou o grupo do atentado, afirmando que não fazia parte da sua política atingir mesquitas e outros locais religiosos. Acrescentou ainda que que aqueles que participassem nestes atos corriam o risco de enfrentar ações punitivas sob a política do TTP.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Já de acordo com a publicação de Mohmand, “o abençoado ataque mártir na linha policial em Peshawar” surge como parte da resposta talibã à morte de Umar Khalid Khorasani, membro fundador da organização que morreu em agosto de 2022 quando o carro em que seguia foi abatido por uma mina.

O primeiro-ministro Shebaz Sharif condenou veementemente o ataque que destruiu parte do edifício e deixou várias pessoas sob os escombros.

Nas redes sociais foram partilhadas imagens dos momentos que se seguiram à explosão, da destruição provocada pelo ataque ao aparato das ambulâncias e forças de segurança que acorreram ao local.

Zafar Khan, um oficial da polícia local, disse à AP que os socorristas estão a tentar retirar os feridos do local para os transportarem para um hospital situado perto da mesquita. A agência de notícias avança ainda que a maioria das vítimas são polícias já que há uma esquadra mesmo junto ao local de adoração muçulmana.

Zafar Khan acrescentou que “grande parte dos feridos” encontra-se em estado considerado grave, temendo-se que o número de mortos possa vir a aumentar.

Os talibãs do Paquistão, ou o TTP, são um grupo distinto dos talibã que controlam atualmente o Afeganistão. O TTP está ativo no Paquistão há mais de 15 anos.

Entretanto, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, expressou esta terça-feira, 31 de janeiro, as condolências e solidariedade ao presidente paquistanês pelas “trágicas consequências” do ataque terrorista a uma mesquita em Peshwar, que fez, pelo menos 83 mortos.

“O Presidente da República enviou ao seu homólogo paquistanês, Arif Alvi, uma mensagem de sentidas condolências e solidariedade pelas trágicas consequências provocadas pelo ataque terrorista a uma mesquita na cidade de Peshawar, demonstrativo de um inaceitável desrespeito pela vida humana, a liberdade e a tolerância religiosa”, lê-se na nota publicada no site oficial da Presidência da República.