“Que equipa, que espírito, que exibição. Vamos lá… vemo-nos quarta-feira no Olímpico”

A Roma perdeu pela primeira vez este ano civil na deslocação ao sul de Itália para defrontar o Nápoles mas nem por isso José Mourinho perdeu a confiança na equipa ou na temporada que o conjunto da capital está a fazer, colocando no seu Instagram oficial uma imagem dos romanos após a derrota por 2-1 num encontro em que chegaram ao empate a 15 minutos do final mas viram Giovanni Simeone dar o triunfo aos visitados aos 86′. Mesmo apesar do desaire, sobravam sobretudo elogios para a atitude da formação frente ao líder.

A equipa de Maradona tem sucessora sem um 10: Nápoles vence Roma de Mourinho e fica com 13 pontos de avanço na Serie A

“Dei os parabéns ao Nápoles e a Spalletti, no final do jogo, ao ouvido. Agradeci-lhe um presente que me deu antes do jogo e repeti o que já tinha dito ontem [sábado]: vimos um Nápoles com a estrelinha de campeão. E eu conheço essa estrelinha muito bem, porque ganhei oito campeonatos nacionais na minha carreira. Este campeonato é deles. Jogámos bem desde o primeiro minuto. Depois do golo de Osimhen tivemos um período em que sentimos a desvantagem mas a equipa jogou muito bem, pressionou alto e recuperou muitas bolas. Perdemos mas saio daqui confiante: fomos a equipa que mais fez sofrer o Nápoles. O ambiente no estádio foi tremendo mas até parecia que estava vazio”, comentou o técnico português.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mourinho sabia que, a par do playoff de acesso aos oitavos da Liga Europa com o Salzburgo, o calendário no plano nacional era favorável em fevereiro, tentando com isso puxar pela motivação dos jogadores antes de um encontro fundamental a contar para os quartos da Taça de Itália que poderia colocar a equipa mais perto de discutir mais uma final depois do triunfo na Liga Conferência da última temporada. No entanto, até pelo que acontecera na última ronda em que a Cremonese eliminou o Nápoles nas grandes penalidades, não se esperavam facilidades. E as mudanças na formação inicial também não ajudaram em nada a Roma.

Com elementos como Dybala, Tammy Abraham, Smalling, Matic ou Zalewski, tendo a seu lado o reforço Diego Llorente e sobretudo o regressado Wijnaldum após longa lesão, até foi o médio Tahirovic a criar a primeira boa oportunidade de golo do encontro com um remate ao segundo poste para defesa apertada de Mouhamadou Sarr (12′) mas um erro colossal de Kumbulla numa receção de bola sendo o último defesa da linha a três romana permitiu que Dessers arrancasse isolado para a baliza para ser carregado por Rui Patrício e inaugurasse depois o marcador de grande penalidade (28′) para o 1-0 registado ao intervalo.

Mourinho não demorou a agir e lançou de imediato para a segunda parte quase toda a artilharia pesada entre Dybala, Smalling, Zalewski e Matic mas foi a Cremonese a aumentar a vantagem pouco depois desse recomeço com um autogolo desnecessário de Çelik numa jogada que ganhou perigo após uma escorregadela de Ibañez na defesa a desequilibrar a equipa (49′). As coisas ficavam ainda mais complicadas, com o técnico português a lançar logo Abraham para jogo, mas a avalanche ofensiva acabou por ter resultados práticos só no quarto minuto de descontos com o 2-1 de Belotti depois de várias oportunidades falhadas, um remate ao poste e bolas de golo que foram sempre encontrando um defesa ou Mouhamadou Sarr.

“Parabéns ao Cremonese, que conquistou duas grandes vitórias com o Nápoles e contra nós. Se pensarmos que no ano passado estavam na Serie B, os méritos são ainda maiores. Fomos punidos por um erro individual fora de contexto mas aí vi uma reação boa. Agora vamos olhar para o próximo jogo, não esquecendo que temos de fazer rotações porque jogamos três encontros numa semana. Em Nápoles, apesar da derrota, fizemos uma grande partida e disse que fiquei orgulhoso. Hoje nem sei o que dizer… Se estou arrependido de ter rodado a equipa? É sempre a velha história depois do jogo porque antes a equipa médica diz-me que alguns jogadores estão em risco e também temos um jogo no sábado. Infelizmente se troco um jogador e a equipa não está bem é um problema, se não troco e se se lesionam é um problema”, comentou José Mourinho no final da partida que afastou a equipa romana da segunda competição nacional.