O Presidente brasileiro, Lula da Silva, disse, esta quinta-feira, ter a certeza que o ex-chefe de Estado Jair Bolsonaro “participou ativamente” nos ataques às sedes dos três poderes em Brasília no dia 08 de janeiro.

“Eu tenho certeza que Bolsonaro participou ativamente disso e ainda está tentando participar”, afirmou Lula da Silva em entrevista à Rede TV. “Esse cidadão preparou o golpe. Hoje eu tenho consciência e vou dizer aqui em alto e bom som”, frisou. Segundo o Presidente brasileiro, os radicais queriam ter atacado os três poderes no dia da sua posse e só não o fizeram porque  “não dava porque tinha muita polícia e muita gente”.

Lula da Silva reconhece que Forças Armadas estão com Bolsonaro

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Lula da Silva disse que Bolsonaro “é quase como um psicopata”, que “não pensa, não raciocina”: “Ele vomita as coisas”. O atual chefe de Estado considera que o antecessor deve “ser julgado em algum momento por genocídio, não apenas no caso dos yanomami, mas no caso da Covid-19″.

Para além disso, Lula da Silva não descarta candidatar-se às eleições de 2026. “Tinha consciência de que era o único candidato em condições de derrotar o Bolsonaro em 2022. Se chegar um momento, em uma situação delicada e se eu tiver saúde, eu posso [concorrer em 2026]”, disse.

No dia 8 de Janeiro, milhares de radicais, apoiantes de Jair Bolsonaro, invadiram o Palácio do Planalto, e os edifícios da Câmara dos Deputados, do Senado e do Supremo Tribunal Federal (STF),  numa tentativa de forçar um golpe de Estado.

O Supremo Tribunal Federal está a investigar os graves acontecimentos como uma tentativa de golpe e incluiu Bolsonaro nas investigações para esclarecer se ele instigou os seus apoiantes a perpetrar os ataques contra as instituições.

Bolsonaro está nos Estados Unidos desde 30 de dezembro, dois dias antes de deixar a presidência, e está a solicitar um visto turístico para permanecer no país.

A situação do ex-líder brasileiro tornou-se, esta segunda-feira, mais complicada devido às declarações do senador Marcos do Val, próximo de Bolsonaro, que disse nas redes sociais que o ex-presidente tentou convencê-lo a participar num golpe contra Lula.

Senador cria polémica ao acusar Bolsonaro de o coagir para participar em golpe de Estado, mas voltou atrás horas depois