757kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Brasília

Brasil

Envolvidos no golpe de Estado “não passarão”

“Não passaram e não passarão”, destacou presidente do Supremo Tribunal Federal brasileiro, Luís Barroso, sobre os envolvidos na tentativa de golpe de Estado de 8 de janeiro do ano passado em Brasília.
Noticiário

17h. Estado regista estabilização do orçamento

Dados do Ministério das Finanças dão conta de uma estabilização do saldo orçamental. Ainda neste jornal, Pizarro alerta para que doentes não urgentes recorram aos centros de saúde.
Brasil

Lula anuncia evento a 8 janeiro para lembrar golpe

O Brasil vai recordar a 8 de janeiro de 2024 o primeiro aniversário da tentativa fracassada de golpe de Estado em Brasília, que abalou o país no início deste ano, anunciou Lula da Silva.
Brasília

Comissão aprova quebra de sigilo a investigados

"Não dá para continuarmos os trabalhos da CPMI sem a quebra desses sigilos. Por isso estamos pedindo a quebra", afirmou a relatora da comissão da parlamentar.
Brasília

Brasília. Ministro espera decisão sobre invasão

Segundo Flávio Dino, a justiça tem de "observar os procedimentos legais", mas as instituições brasileiras "têm buscado a velocidade" necessária, e, assumiu que haverá decisões este ano ou em 2024.
Brasil

Lula acusa Bolsonaro de coordenar golpe de Estado

Lula da Silva refere que quando Jair Bolsonaro perdeu as eleições, fechou-se em casa para preparar o golpe no Brasil. O Presidente brasileiro revela ainda que irá investigar os culpados do ato.
Brasil

Ex-ministro defende golpe militar de 1964

Ex-ministro brasileiro defendeu golpe de 1964 afirmando que "salvou Brasil da virada para comunismo". Deputado do Psol abrirá ações judiciais por considerar as declarações um ataque à democracia.
Fact Check

Lula da Silva estava em Brasília durante invasão?

Publicação viral acusa o Presidente do Brasil de ter estado em Brasília no momento em que vários edifícios do poder político, judicial e legislativo eram invadidos. É falso.
Noticiário

7h. MNE russo chega hoje a Brasília

O encontro insere-se num périplo latino-americano que leva o MNE russo ao Brasil, Venezuela, Cuba e Nicarágua. Ainda neste jornal, começa hoje mais uma greve dos professores no Porto.
Brasil

Brasília "blindada" para chegada de Bolsonaro

A capital do Brasil está preparada para potenciais distúrbios aquando da chegada do ex-Presidente Jair Bolsonaro na quinta-feira. O político aterra esta quinta-feira em Brasília, às 11h00 de Lisboa.
Brasília

Brasília. Governador suspenso volta ao cargo

Juiz Alexandre de Moraes admitiu que o governador do Distrito Federal pode regressar ao cargo. Ibaneis Rocha tinha sido suspenso depois dos ataques aos três poderes em janeiro.
Brasília

Brasília. 149 mulheres libertadas pelo Supremo

O Supremo Tribunal Federal libertou 149 mulheres denunciadas e presas por atos de vandalismo em Brasília no ataque às sedes dos três poderes. Libertação provisória foi concedida depois de pedidos.
Brasília

Bolsonaro. Presos tratados como "terroristas"

Jair Bolsonaro afirma que a justiça brasileira está a tratar os manifestantes que permanecem em prisão como "terroristas". "A grande maioria não estava sequer na Praça dos Três Poderes", assume.
Brasília

Brasil. Justiça eleitoral é "candeia" democrática

Juíza do Tribunal Superior Eleitoral do Brasil fala em desafios com o qual o Brasil nunca tinha lidado e realçou o "sequestro das liberdades". Destacou que a justiça não vai apagar a democracia.
Brasília

Brasília: polícia realiza quarta fase de operação

Operação Lesa Pátria, contra os envolvidos na violência em Brasília, segue para a quarta fase. Comunicado da Polícia Federal fala em crimes de abolição violenta do Estado democrático de Direito.
Brasil

Lula: "Bolsonaro preparou o golpe" em Brasília

Presidente do Brasil não tem dúvidas em afirmar que o antigo Presidente "participou ativamente" nos ataques às sedes dos três poderes em Brasília. "Vou dizer alto em bom som", disse em entrevista.
Fact Check

Houve infiltrados nas invasões em Brasília?

Utilizadores nas redes interpretaram palavras de responsável de segurança como confirmação de que houve sabotagem anti-Bolsonaro. Mas Ricardo Cappelli falou em "profissionais", e não em "infiltrados".
Fact Check

Relógio prova que ataque ao Planalto foi encenado?

Naquele que ficou conhecido como ataque aos Três Poderes, os manifestantes, que deixaram um rasto de destruição, chegaram ao local por volta das três da tarde. Relógio destruído marca 13h30.
Fact Check

Brasil. Idosa morreu nas instalações da polícia?

Estão a circular publicações a dar conta da morte de uma idosa nas instalações da Polícia Federal no Brasil. É falso: nenhuma idosa perdeu a vida e a fotografia é de mulher que morreu em 2022.
Fact Check

"Petistas infiltrados" apanhados em vídeo?

Publicação viral alega que um vídeo mostra "petistas infiltrados" a sairem da invasão ao congresso do Brasil. É falso.
Brasília

Brasília: eurodeputados unânimes a condenar ataque

Num debate sobre as invasões em Brasília, eurodeputados estabeleceram um paralelo com o que aconteceu em 2021 em Washington DC. Sublinhou-se a importância de responsabilizar todos os envolvidos.
Brasília

Lula: "O que eu sei é que Bolsonaro tem culpa"

Lula da Silva atribui culpa dos ataques aos três poderes ao antigo presidente do Brasil. "Passou quatro anos mentindo para a sociedade brasileira instigando que o povo tinha de estar armado", acusa.
Brasília

Brasília: Supremo Tribunal pondera guarda própria

Juíz do Supremo admite discussão sobre "algum tipo de guarda" após os ataques aos três poderes em Brasília. Mantém, contudo, cautela em torno da "desconfiança que se instaurou" quanto a essas forças.
Brasília

Governador defende inocência de Bolsonaro

Tarcísio de Freitas garante que "Bolsonaro nunca encorajou" comportamentos como os de Brasília. O governador de São Paulo considerou os ataques às instituições "um ato isolado de alguns extremistas".
Brasília

PT nega possibilidade de amnistia a radicais

Gleisi Hoffmann avisou que o partido no poder impedirá a aprovação no Congresso de qualquer tipo de lei que favoreça os responsáveis pelos ataques às sedes dos três poderes.
Brasil

Ex-ministro da Justiça do Brasil detido

Anderson Torres era à data dos ataques secretário de Segurança de Brasília. O responsável pelo esquema de segurança da Esplanada dos Ministérios é suspeito de ter atuado de forma a não evitar invasão.
Brasil

Juiz aceita pedido de investigação a Bolsonaro

O Ministério Público indicou que, ao partilhar o vídeo nas suas redes sociais "no dia 10 de janeiro questionando a regularidade das eleições presidenciais de 2022", Bolsonaro teria instigado o crime.
Brasília

Brasil: polícia nega maus-tratos

Detidos após ataque às sedes dos três poderes vão ser acusados, consoante as responsabilidades, de "crimes de terrorismo, associação criminosa, atentado contra o Estado Democrático de Direito".
Brasília

Chega diz que Brasil é "governado por um bandido"

André Ventura ataca Lula da Silva na Assembleia da República. Santos Silva repreende-o e o líder do Chega diz-se disponível para levantar imunidade parlamentar se tiver de ir a tribunal por isso.
Brasília

Brasil: recuperada réplica da Constituição de 1988

A réplica roubada da Constituição Federal do Brasil de 1988 foi recuperada. Documento original não foi alvo do vandalismo. Ministro da Justiça irá entregar réplica à presidente do Supremo Tribunal.
Reportagem Observador

Invasões. Brasileiros em Lisboa contra "barbárie"

De olhos postos em Brasília, dezenas de brasileiros saíram à rua em Lisboa para alertar para os ataques à Democracia. Dizem-se "ofendidos" e "violentados" pelas invasões: "É uma barbárie completa".
Brasil

Brasil: extremistas não aderiram a manifestação

Ruas vazias, sem manifestantes, uma grande presença de jornalistas e um grande destacamento de forças de segurança. Este foi o cenário das manifestações convocadas no Brasil para esta quarta-feira.
Brasília

Brasília teve evento cultural cheio de segurança

Momento cultural esteve repleto de segurança no Palácio do Planalto. Apesar de limpezas e restauros, ainda são notórios os vestígios do ataque do passado domingo.
Eleições no Brasil

HRW quer investigar quem agiu contra as eleições

Human Rights Watch afirma que ataque "não foi um episódio isolado, mas sim o resultado de uma série de ofensivas contra o sistema democrático durante os quatro anos em que Bolsonaro foi Presidente".
Noticiário

19h. "Brasileiros sentem-se violentados"

Nesta edição, vamos até uma manifestação em Lisboa pela defesa da democracia no Brasil. Manifestantes pedem que apoiantes de Bolsonaro que invadiram a Praça dos Três Poderes sejam julgados.
Brasília

Brasil. Ex-ministro de Bolsonaro anuncia regresso

"Sempre pautei minhas ações pela ética e pela legalidade. Acredito na justiça brasileira e na força das instituições. Estou certo de que a verdade prevalecerá" escreveu Anderson Torres.
Brasil

Bolsonaro deixa hospital contra conselho médico

O ex-Presidente do Brasil foi contra a recomendação médica que o aconselhava a ficar mais três ou quatro dias e abandonou o hospital onde esteve internado em Orlando.
A História do Dia

E agora, o Brasil vai normalizar?

A invasão dos edifícios em Brasília foi um ato isolado e de um grupo restrito de brasileiros ou é algo maior? Uma conversa com João Gabriel de Lima, jornalista e escritor brasileiro.
Noticiário

2h. Lula pensa que invasão não se vai repetir

O presidente brasileiro transmitiu a convicção num passeio pelos locais destruídos, em Brasília. Ainda neste jornal, Bolsonaro pretende antecipar regressso ao Brasil.
Atualidade

Vídeo. O ataque aos Três Poderes, passo a passo

Imagens que os próprios manifestantes foram publicando nas redes sociais registaram boa parte do ataque deste domingo à Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Serão usadas para identificar agressores
Brasília

Brasil. Costa expressou solidariedade a Lula 

Primeiro-ministro ligou ao Presidente do Brasil para voltar a condenar os "atos violentos e antidemocráticos" em Brasília. Governantes começaram a preparar cimeira bilateral de abril.
Brasília

Bolsonaro: 30 dias para mudar visto ou deixar EUA

Passaporte diplomático perdeu efeito quando deixou de ser Presidente do Brasil. Porta-voz do Departamento de Estado dos EUA explicou contornos gerais do problema.
Brasília

Lula: estão na rua “reivindicando golpe"

Numa reunião com os líderes de todos os estados que compõem a união federal do Brasil, Presidente do Brasil declarou que manifestantes pró-Bolsonaro não vão conseguir ter sucesso num golpe de Estado.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.