Pelo menos três pessoas foram mortas na noite de terça-feira por ocasião de um ataque a uma coluna da Organização das Nações Unidas (ONU) no leste da República Democrática do Congo (RDC).

A missão da ONU no país (MONUSCO) “deplora a morte de três pessoas durante um ataque violento à sua coluna”, no norte de Goma, a capital provincial do Kivu do Norte, anunciou a MONUSCO, em comunicado.

“Os “capacetes azuis” regressavam de uma missão de abastecimento em Kiwanja”, 70 quilómetros a norte de Goma onde se tinham deslocado, “acompanhados pelas FARDC”, sigla relativa às forças armadas congolesas, dealhou-se no texto.

Pouco antes de chegarem a Goma, “foram atacados por manifestantes que, antes, tinham barricado a estrada com grandes pedras, obrigando assim a coluna a imobilizar-se”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Guterres condena ataque contra helicóptero da ONU na RDC

Os “assaltantes” incendiaram quatro camiões, dos quais tinham retirado a carga. “Três pessoas perderam infelizmente a vida durante o confronto”, enquanto os “capacetes azuis” e as FARDC “tentavam proteger a coluna”, acrescentou a MONUSCO.

“Um inquérito conjunto com as autoridades congolesas vai permitir esclarecer as circunstâncias destas mortes lamentáveis”, antecipou a organização.