Siga aqui o nosso liveblog sobre a guerra na Ucrânia.

Não é só no plano militar que as tensões da guerra na Ucrânia se fazem sentir. Prova disso foi um incidente entre duas equipas de futebol (uma russa e uma ucraniana) que se envolveram numa cena de pancadaria num hotel na Turquia, na segunda-feira. O caso foi captado em vídeo e as imagens da luta já estão a ser partilhadas nas redes sociais.

Os ucranianos do FC Minaj e os russos do Shinnik Yaroslavl estavam na Turquia para treinar durante a paragem de Inverno e acabaram por ficar hospedados no mesmo hotel depois dos sismos que devastaram grande parte do país a 6 de fevereiro.

De acordo com a página de desporto ucraniana Zorya Londonsk, tudo terá começado quando um dos jogadores russos se dirigiu a um funcionário do hotel de forma imprópria, levando um atleta do clube ucraniano a intervir. A troca de galhardetes resvalou num confronto físico, que rapidamente envolveu as comitivas das duas equipas. Foi um membro do FC Minaj que gravou um vídeo do confronto.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A polícia acabou por ser chamada ao local para restabelecer a ordem, com uma ambulância a dirigir-se também ao hotel para prestar assistência médica. De acordo com a imprensa russa, citada pelo jornal britânico Daily Mail, pelo menos quatro jogadores russos ficaram feridos na escaramuça.

Na terça-feira, o clube ucraniano confirmou o incidente em comunicado. “Ontem, dia 13 de fevereiro, ocorreu uma luta no hotel Turkish Royal Sigmas, envolvendo o FC Minaj e representantes do país 404 (termo usado para designar a Rússia) — o Shinnik Yaroslavl”, começa por referir. O clube garante que a culpa foi dos russos, que destrataram o staff do hotel e provocaram os jogadores ucranianos. Além disso, refutou algumas informações avançadas pela imprensa russa.

A informação da propaganda russa sobre os jogadores do Minaj terem forçado os do Shinnik a cantar o hino ucraniano e de os terem agredido no elevador é um já tradicional delírio. A luta aconteceu, mas no piso de hotel onde os russos estavam, de igual para igual”.

A equipa russa acabou mesmo por abandonar o hotel no dia seguinte; quanto aos jogadores ucranianos, retomaram os treinos.