A tempestade tropical Freddy provocou sete mortes depois de ter atingido o país na sexta-feira, provocando fortes cheias, anunciou esta quinta-feira o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA).

Segundo o organismo, um total de 9.268 pessoas tiveram de ser transferidas para 26 centros de acolhimento nas províncias de Inhambane, Gaza e Sofala.

Sobe para quatro número de mortos devido às chuvas na província moçambicana de Sofala

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Cerca de 163.300 pessoas foram afetadas e 27.800 casas destruídas. Vários apoios têm sido anunciados para acudir à situação. A Comissão Europeia anunciou esta quinta-feira 200.000 euros em financiamento humanitário para ajudar os mais afetados pela tempestade.

“Os fundos da União Europeia (UE) vão apoiar a Cruz Vermelha de Moçambique a providenciar ajuda às comunidades já afetadas pelas fortes chuvas e cheias, assim como nas ações de sensibilização e no alerta precoce”, anunciou em comunicado.

Com duração de três meses, o projeto vai beneficiar 60 mil pessoas nas províncias de Gaza, Inhambane, Manica, Maputo, Sofala, Tete e Zambézia.

O financiamento faz parte da contribuição global da UE para o Fundo de Emergência de Resposta a Desastres, da Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.