A Free Now vai encerrar a operação em Portugal no início de abril. A aplicação de serviços de mobilidade está a comunicar o encerramento das atividades aos clientes através de email, indicando que se trata de uma “decisão difícil de tomar”.

“A partir das 23h59, hora de Lisboa, do dia 3 de abril de 2023, a Free Now irá encerrar em Portugal. Foi uma decisão difícil de tomar e estamos extremamente gratos por todos os passageiros e motoristas que melhoraram a nossa estadia em Portugal”, está a transmitir a empresa aos clientes.

“Apesar de deixares de poder efetuar pedidos na Free Now em Portugal, continuaremos presentes para as viagens europeias”, explica a empresa, detalhando que em mais de 170 cidades na Europa continuará a ser possível “pedir um táxi, um carro privado, uma scooter, uma trotineta, uma bicicleta elétrica ou uma viagem partilhada.”

Já ao fim da tarde desta sexta-feira, num segundo email enviado aos clientes, a Free Now explica que o programa de fidelização vai acabar a 3 de abril, o último dia em que estará a operar em Portugal. Neste programa é possível acumular pontos, que podem ser usados em vouchers, descontos em dinheiro ou doações de caridade. Na página de ajuda sobre o encerramento deste programa, a Free Now explica que os utilizadores vão ter quatro semanas para gastar os pontos que tiverem e que poderão encontrar alguns vouchers a custar mais do que antes, mas que isso se deve “a uma alteração” resultante do fim do programa.

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Em resposta enviada ao Observador, a Free Now explica que “a oferta em Portugal incluía serviços de TVDE e opções de mobilidade partilhada, contando com as scooters da Cooltra em Lisboa”, indicando que os serviços de TVDE estavam disponíveis em Faro, Lisboa e Porto e que, em geral, representavam “93% de todas as viagens em Portugal”. “Contudo, uma trajetória de crescimento fraca, forte concorrência e a falta de um negócio central de serviço de táxis levou à decisão de encerrar as atividades no mercado. Isto tem por base a decisão estratégia clara de o negócio se focar na rentabilidade, assim como o impacto da pandemia, da guerra na Ucrânia e da forte concorrência contínua.”

Em declarações à Lusa, a empresa disse que “visa melhorias para continuar o seu rumo de sucesso para um crescimento sustentável, o que significa que tem de adotar medidas para melhorar a eficiência e a estrutura do custo, incluindo decisões de investimento em mercados individuais.” Nesse sentido, “como parte desta orientação estratégica, a Free Now tomou a decisão de cessar o seu investimento no mercado português”. A empresa especificou ainda que “todos os funcionários que trabalhavam neste mercado serão afetados”, explicando “que será oferecida uma indemnização a cada pessoa que esteja de saída”.

A empresa opera em 15 mercados, incluindo Portugal, e mais de 170 cidades e tem 56 milhões de utilizadores. A Free Now nasceu na Alemanha, resultando de um joint venture entre o BMW Group e a Mercedes-Benz Mobility.

A Free Now resultou da junção entre as aplicações Kapten, que até 2019 se chamava Chauffeur Privé, e a aplicação MyTaxi, onde era possível pedir uma viagem de táxi a partir de uma aplicação. Atualmente, no mercado português a aplicação permite não só requisitar viagens de TVDE (transporte individual e remunerado de passageiros em veículos descaracterizados a partir de plataforma eletrónica) e táxi mas também inclui serviços de micromobilidade, como e-scooters, e-bike ou trotinetes.

A empresa inaugurou em agosto de 2020 um centro de apoio tecnológico em Portugal. O centro foi instalado em Lisboa para servir os mercados de Portugal, Espanha, França, Itália, Reino Unido e Irlanda.

Free Now abre centro de apoio tecnológico em Portugal

A Free Now não é a primeira empresa do género a abandonar a operação em Portugal. A espanhola Cabify saiu do país em novembro de 2019, indicando na altura que se tratou de uma “decisão estratégica da Cabify”.

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(Notícia atualizada pela última vez a 3 de março, às 15h50)