É o adeus a um dos picos mais conhecidos dos Alpes suíços na embalagem do Toblerone. O Matterhorn vai ser substituído pela linha de uma montanha mais comum para não violar as regras estabelecidas pela Suíça sobre o uso de iconografia, depois de o proprietário da marca decidir transferir parte da produção do chocolate para fora do país.
De acordo com uma lei de 2017, o “Swissness Act”, só é permitido usar símbolos nacionais — como por exemplo a cruz branca sobre fundo vermelho — ou a designação made in Switzerland em produtos alimentares quando os ingredientes são exclusivamente, ou na sua maior parte, suíços (com algumas exceções quando não existem no país, caso do cacau, por exemplo). Ora, metade da produção da Toblerone vai passar para a Eslováquia — onde é feito outro chocolate, o Milka — como anunciou a empresa em junho do ano passado, e a “roupagem” do chocolate vai mesmo ter de mudar.
Não só muda a montanha, como a embalagem também já não poderá dizer que é “da Suíça”. Numa entrevista ao jornal Aargauer Zeitung, o porta-voz da empresa norte-americana Mondelez, detentora da marca Toblerone, explicou que agora na embalagem do chocolate estará a referência “estabelecido na Suíça”.
Em vez da montanha Matterhorn de 4.478 metros de altura, o chocolate terá, a partir do meio do ano, “um logótipo de uma montanha modernizado e simplificado, que se alinha com a estética geométrica e triangular”, afirmou a mesma fonte, aludindo à conhecida forma das suas barras de chocolate.
Fabricado em Berna desde 1908, o Toblerone — cujo nome vem da junção Tobler, de Theodor Tobler, o inventor deste chocolate, e “torrene” numa alusão ao nougat de amêndoa torrada — tem também no seu logótipo um urso escondido dentro da imagem da montanha Matterhorn. Sendo o urso um símbolo de Berna, será que também vai desaparecer do desenho? A julgar pelo “Swissness Act”, em princípio também deixará de existir. Mas há que esperar para ver.