A denúncia de um popular levou os militares da GNR a travar uma descarga ilegal de efluentes pecuários e a identificar a exploração em causa, na freguesia de Ortigosa, no concelho de Leiria, anunciou esta terça-feira aquela força policial.

O Comando Territorial da GNR de Leiria, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Leiria, detetou uma descarga ilegal de efluentes pecuários, no dia 9 de março, refere uma nota de imprensa enviada esta terça-feira, que adianta que, no decurso da denúncia de um popular, os elementos do NPA confirmaram uma descarga de efluentes pecuários para o solo sem qualquer tipo de tratamento de depuração.

Esta descarga, “proveniente de uma exploração pecuária”, estava a ser efetuada “com recurso a uma bomba submersível, introduzida no interior da fossa estanque de receção de efluentes dos núcleos de produção”.

Governo define regime para a gestão de efluentes pecuários

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Devido à pronta intervenção desta Guarda, os efluentes descarregados não atingiram as linhas de água adjacentes, uma vez que, aquando da chegada ao local, foi cessada a infração, tendo sido desconectada a energia da bomba submersível”, lê-se no comunicado.

Desta ação resultou a identificação da exploração pecuária, tendo sido elaborado um auto contraordenacional, remetido à Agência Portuguesa do Ambiente, punível com uma coima no valor máximo de 144 mil euros.

A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção ambiental e dos animais.

Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas, alerta ainda a nota.