A polícia austríaca alertou esta quarta-feira para a possibilidade de um “ataque de motivação islamista” em igrejas de Viena, citando informações recebidas pelos serviços secretos do país.
Sem revelar a origem das informações, a polícia comunicou à população da capital da Áustria que reforçou a segurança em vários edifícios e aumentou a presença de agentes na cidade, noticiou a agência norte-americana AP.
#W1503 Our intelligence services have reason to believe that an assault with an islamistic motive is planned to be carried out in Vienna. As precautionary measure neuraligic points of interest have been put under increased guard by regular & special operation police forces. 1/2
— POLIZEI WIEN (@LPDWien) March 15, 2023
“Existe uma ameaça não específica de agressão contra igrejas”, alertou a polícia austríaca na rede social Twitter.
“Como medida de precaução (…) os pontos de interesse foram colocados sob maior vigilância pelas forças policiais de operações regulares e especiais”, disse.
A polícia “advertirá imediatamente através de todos os canais disponíveis” se houver um “perigo concreto para a população num local específico”.
As autoridades ainda não sabem durante quanto tempo estarão em vigor as medidas especiais de segurança.
“Os polícias estão equipados com capacetes e coletes à prova de bala e espingardas de assalto. Realizarão atividades de vigilância e também controlos no tráfego rodoviário”, disse o porta-voz da polícia Markus Dittrich à estação de rádio local Radio Wien.
Dittrich não deu mais pormenores sobre a origem da ameaça, mas disse que mais polícias serão vistos a patrulhar a proximidade das igrejas.
A polícia apelou às pessoas para que não divulguem imagens ou vídeos nas redes sociais de agentes policiais destacados para a operação.
Em 2020, um homem que tinha anteriormente tentado juntar-se ao grupo terrorista Estado Islâmico, matou quatro pessoas em Viena com uma espingarda automática.
O homem, que usava um colete explosivo falso, foi abatido pela polícia.