Durante a reunião anual com os accionistas, a 1 de Março, a Tesla anunciou que a próxima Gigafactory iria ser construída em Monterrei, no estado mexicano de Nuevo Leon, reforçando assim as fábricas em Xangai, Berlim, Texas, Fremont e Nevada. Inicialmente, tudo apontava para que a Giga México fosse uma extensão da Giga Texas, mas sabe-se agora que há outros objectivos para a linha de produção mexicana, que passam pela superação de alguns recordes da marca.
Quem avançou mais elementos sobre a nova Giga México foi o chinês Tom Zhu que, depois de ter demonstrado o seu valor à frente da Giga Xangai, é agora o responsável pelas fábricas norte-americanas e europeia, bem como pela implementação nas outras instalações fabris dos mesmos princípios que permitiram tornar a fábrica chinesa na mais eficiente e produtiva da Tesla, com uma capacidade instalada de 1 milhão de veículos por ano. Zhu garantiu que a Giga México não só será construída em menos de nove meses, da primeira pedra à produção do primeiro veículo, batendo assim o recorde de Xangai, como ultrapassará a produção anual de 1 milhão de veículos, retirando com isto mais um recorde à fábrica chinesa.
Also he mentions that the president of mexico was concerned about amount of treated water that will be used by giga mexico to what the governor responded that that there is a water plant really close to the site where giga mexico will be built that most of that treated water is…
— Hery.codes (@Totao) March 3, 2023
Tom Zhu tem outros truques na manga para o México, que passam pela utilização de mais megacastings com as máquinas gigantescas da Idra, que conseguem fabricar toda a zona frontal do chassi de um Model 3 ou Y em apenas uma peça, poupando tempo e custos. Nas actuais Gigafactories já se produzem chassis com apenas três peças, uma megacasting frontal, outra traseira e uma terceira ao centro, juntando ambas e simultaneamente alojando o pack de baterias. Para melhorar ainda mais a eficiência das fábricas actuais da Tesla, como Zhu prometeu, a solução passará pela possibilidade já levantada por Elon Musk, que consiste em produzir todo o chassi com uma só peça, recorrendo a uma máquina da Idra ainda maior e capaz de gerar uma pressão mais elevada.
A Giga México deverá assim ser a fábrica capaz de produzir a nova geração de modelos da marca, a começar por aquilo que tem sido referido como o Model 2, o Tesla que será proposto nos EUA por 25.000 dólares. E é aqui que começam a surgir as vantagens de produzir no México, conjugando os ganhos de uma concepção de veículos optimizada com uma linha de produção mais rápida e um custo de mão-de-obra inferior, argumentos fundamentais quando se pretende fabricar um veículo eléctrico barato.
Mas Tom Zhu ainda tem alguns problemas pela frente, que não teve de enfrentar na China, a começar pela necessidade de água para a fábrica mexicana. Nuevo Leon não é uma região particularmente rica neste líquido vital, o que levou o governador da região a interessar-se pelo consumo pretendido de água e qual a origem. Mas a Tesla já teve de enfrentar pressões similares em Berlim, pelo já tem alguma experiência em conter o consumo.