Os pilotos da TAP vão estar em greve na época da Páscoa. A nova paralisação, noticiada pela SIC Notícias, vai estender-se entre os dias 7 e 10 de Abril (sendo que dia 9 é domingo de Páscoa).

Segundo a televisão, o sindicato que representa os pilotos aprovou esta quinta-feira a convocação da greve, embora diga continuar disponível para dialogar com o Governo e com a administração da companhia aérea.

Em declarações à rádio Observador, o presidente do Sindicato dos Pilotos de Aviação Civil, Tiago Faria Lopes, esclareceu que o problema está do lado do Executivo, que não deu a sua “autorização” para o protocolo assinado entre a comissão executiva — que diz ter tido neste processo um “comportamento de excelência” — e o sindicato.

“O que nos fez marcar a greve foi que esse acordo precisava da chancela dos ministérios das Infraestruturas e Finanças, e essa autorização nunca veio. O acordo pendente dessa aceitação. Não se faz”, explicou o sindicalista, frisando que os ministérios fora, esta quinta-feira, “pressionados” e “nunca responderam”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mesmo assim, o sindicato levou a votação e aprovou o protocolo. “Mas a greve é marcada pelo facto de não haver nem honestidade nem lealdade. Isto quer dizer que o acordo pode ser invalidado a qualquer momento pelos ministérios. Acho que isso é uma linha vermelha que não se pode ultrapassar. Nunca foi visto antes”, lamentou Faria Lopes.

A administração encabeçada por Christine Ourmières-Widener foi demitida pelo Governo na sequência da polémica indemnização paga à ex-administradora Alexandra Reis, mas espera-se que em breve Luís Rodrigues, CEO da SATA, seja nomeado para o mesmo cargo, como o Executivo anunciou.

TAP registou lucros de 65,6 milhões em 2022. CEO diz que performance está em linha com metas de 2025

Esta semana, a TAP revelou que apresentou lucros de 65,6 milhões de euros em 2022, o que compara com prejuízos de 1,6 mil milhões de euros em 2022, um resultado que só se esperaria em 2025, disse a CEO cessante.

Apesar de já estar demitida, a administração de Widener mereceu ainda um elogio de António Costa, no Parlamento, pelos resultados.