O antigo treinador escocês Sir Alex Ferguson, uma das grandes figuras da história do futebol mundial, vai receber uma medalha pela conquista da Taça dos Vencedores das Taças de 1983 ao serviço do Aberdeen.

Antes de se tornar uma lenda do Manchester United, ao serviço do qual conquistou, entre outros, 13 títulos da Premier League e duas Ligas dos Campeões, Alex Ferguson orientou o Aberdeen entre 1978 e 1986.

Ferguson, hoje com 81 anos, alcançou um feito extraordinário em 1983, quando conduziu ao Aberdeen à conquista da extinta Taça dos Vencedores da Taças, batendo na final o Real Madrid, após prolongamento, mas, nessa altura, apenas os 11 jogadores titulares e cinco suplentes receberam medalhas pelo triunfo conseguido em Gotemburgo.

Quarenta anos depois, algumas das pessoas que foram fundamentais para essa proeza vão ser reconhecidas pela UEFA, que vai proceder à entrega de seis medalhas adicionais, uma delas para Sir Alex Ferguson.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

É uma grande honra receber esta medalha e estou grato a todos aqueles que trabalharam tanto para que isto acontecesse. É também fantástico ver o reconhecimento a algumas das extraordinárias pessoas que trabalharam tanto nos bastidores durante este período de imenso sucesso do clube”, fez saber Ferguson, em comunicado.

O treinador-adjunto Archie Knox e o médio Dougie Bell, que falhou o jogo por lesão, vão também receber as respetivas medalhas, além da família Donald, como reconhecimento ao então diretor, Ian Donald, e ao seu pai e, mais tarde, presidente, Dick Donald, revelou o Aberdeen.

A mesma distinção será também concedida a título póstumo ao antigo vice-presidente Chris Anderson e outra à família de Teddy Scott, figura histórica que foi jogador, preparador, treinador e, posteriormente, técnico de equipamentos do Aberdeen, que se retirou em 2003, depois de servir o clube durante quase 50 anos.

Sir Alex Ferguson retirou-se em 2013, após orientar o Manchester United à conquista do seu último título da Premier League, o 49.º da sua carreira, que incluiu ainda uma passagem pelo St. Mirren.