A Coreia do Norte lançou um míssil balístico até ver não identificado para o mar ao larga da costa leste da península coreana. Segundo as mais altas patentes militares de Seul, citadas pela Reuters, o lançamento foi feito ao início da manhã desta quinta-feira em Pyongyang (08h00 locais, 23h00 de quarta-feira em Lisboa) e o projétil terá aterrado fora da zona económica exclusiva do Japão.
No entanto, logo após as notícias do disparo, as autoridades nipónicas chegaram a pedir aos habitantes de Hokkaido que procurassem refúgios com receio de que os destroços pudessem atingir a ilha. O alerta foi retirado posteriormente, com a confirmação da queda do míssil fora da região.
Na terça-feira, segundo a agência de notícias estatal, o líder norte-coreano, Kim Jong-un prometeu melhorar o arsenal nuclear numa reunião com altos responsáveis militares da Coreia do Norte. Perante os exercícios militares conjuntos de EUA e Coreia do Sul, o comité discutiu igualmente a segurança na península coreana, defendendo que “os imperialistas dos EUA e as marionetas traidoras coreanas estão a tornar-se ainda mais descarados nas suas movimentações para uma guerra de agressão”.