Ganhar ao Nottingham Forest era o acordar de um pesadelo para o Manchester United. Os red devils adormeceram nos minutos finais do jogo contra o Sevilha para a Liga Europa e perderam uma vantagem de dois golos. O 2-2 com que o jogo terminou, deixou tudo em aberto para a segunda mão. O regresso à Premier League podia ser uma terapia contra o trauma ou, caso a visita ao City Ground não corresse bem, a equipa de Erik ten Hag teria que lidar com o agravar da tortura.

“Ainda precisamos de progredir, especialmente no lado psicológico do jogo. Temos que gerir melhor os jogos. Temos que permanecer nos jogos e não permitir que os adversários recuperem. Temos que melhorar certos aspetos mentais. Houve algumas experiências traumáticas com este grupo nos anos anteriores”, analisou o treinador do Manchester United antes do encontro. “O Sevilla foi um bom momento de aprendizagem para nós. Precisamos de pensar nisso, perceber quem deve assumir a liderança nesses momentos e que padrões temos que controlar para evitar que o adversário volte ao jogo”.

O Forest era uma adversário com uma urgente necessidade de pontos. Os muitos reforço adicionados ao plantel em janeiro não conseguiram ter um efeito positivo no rendimento da equipa. The Tricky Trees estavam há 9 jogos sem ganhar e estacionadas em lugar de despromoção. Com a cabeça a prémio, o técnico galês, Steve Cooper, mantém a esperança na manutenção. “O objetivo não mudou. Ficou mais difícil por causa dos últimos resultados? Sim, mas o objetivo não mudou e temos que continuar empenhados. Estamos todos motivados para o conseguir”.

Longe da luta pelo título devido ao resultados inconstantes, o Manchester United tem sido regular num aspeto: as lesões. Para este encontro, os red devils não contavam com Lisandro Martínez cujas mazelas do empate com o Sevilha resultaram numa lesão que vai afastar o argentino do que falta jogar no resto do campeonato. Raphael Varane, Scott McTominay e Rashford também não entraram nas contas. E não era tudo. As ausências de Luke Shaw e Malacia abriram caminho para Diogo Dalot atuar no lado esquerdo da defesa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Devido às várias limitações, Erik ten Hag teve muitas dificuldades em montar um onze que só ficou fechado instantes antes da partida começar. Marcel Sabitzer, que marcou os dois golos do United no jogo da Liga Europa e desempenhou um papel importante nas costas de Martial, lesionou-se no aquecimento e foi substituído por Eriksen na equipa titular, integrando um meio-campo que contou com Casemiro e Bruno Fernandes.

Tal como sempre, o médio português foi um dos principais dinamizadores do ataque do Mancheter United. Começou por testar Keylor Navas com um remate que obrigou guarda-redes do Forest a defender. Uma vez que Bruno Fernandes não conseguiu marcar, então entregou a Anthony Martial a hipótese de o fazer. Também o francês proporcionou nova defesa a Navas, mas, na recarga, Antony (32′) chegou mais rápido que toda a gente e fez o primeiro.

Bruno continuava insatisfeito e fez um hat-trick em oportunidades falhadas. Mesmo em cima do intervalo, cabeceou ao lado. Depois, foi com Keylor Navas que o português teve problemas. O costa-riquenho estava em modo negacionista. Primeiro, defendeu um remate forte do médio para a barra. Pouco depois, foi rente à relva que o remate do jogador do United ficou retido. A exibição do guardião do Nottingham Forest contribuiu para que Bruno Fernandes somasse o quinto jogo sem marcar.

A eficácia que Bruno Fernandes não tinha ao nível do remate, tinha ao nível do passe. Mesmo assim, quem fez uma assistência de bandeja foi Antony, que, diga-se, estava a realizar uma das suas típicas exibições de artista de circo especialista em malabarismos. O brasileiro, autor do primeiro golo, fez um subtil passe a rasgar para Diogo Dalot (76′) encostar para o segundo.

O Forest terminou o jogo sem qualquer remate enquadrado, o que facilitou a vida aos red devils e impediu que a equipa de Steve Cooper saísse da zona de descida. Numa jornada em que Tottenham e Newcastle não conquistaram nenhum, o Manchester United somou três pontos preciosos na luta pelos lugares de Champions.