Quatro pessoas morreram e outras três ficaram feridas na sequência de dois tiroteios no estado norte-americano do Maine que, ao que tudo indica, estarão ligados. Um homem de 34 anos, que as autoridades identificaram como Joseph Eaton, foi detido e é acusado de quádruplo homicídio.
A CNN indica que o suspeito será ouvido em tribunal no final desta semana. Até ao momento, a polícia local não divulgou a motivação do tiroteio, nem forneceu quaisquer detalhes sobre se existe ou não uma ligação entre Joseph Eaton e as quatro pessoas que morreram.
As quatro vítimas mortais foram encontradas numa casa em Bowdoin, uma pequena localidade no sul do Maine. Já os três feridos estão ligados a um tiroteio numa autoestrada na região de Yarmouth. A informação de que haveria ligação entre os dois casos foi confirmada pela polícia estatal, numa conferência de imprensa esta terça-feira. “Estamos em vários locais diferentes”, disse o tenente da Polícia Randall Keaten. “Estamos a começar a abordar a questão”.
Segundo relatos da imprensa regional, os quatro mortos foram encontrados por volta das 10h30 locais (15h30 em Portugal), estando prevista uma autopsia para determinar as causas da morte.
Pouco depois da descoberta das vítimas mortais, a polícia foi notificada de um tiroteio na autoestrada I-295, que atravessa o estado do Maine. Os três feridos foram transportados para o centro Médico do Maine, estando um deles em estado considerado grave. O trânsito no sentido sul foi cortado enquanto a polícia procurava por um suspeito, que viria a ser identificado e detido pouco depois.
A detenção foi confirmada através de um comunicado das autoridades locais no Facebook, que revelaram ainda que “a polícia recuperou uma arma de fogo que estava desaparecida da cena do crime”, e tranquilizou a população local, afirmando que “não há nenhuma ameaça ativa à comunidade, nem nenhuma necessidade de confinamento”. Uma conferência de imprensa está marcada para esta quarta-feira, sendo esperado que as autoridades divulguem novos detalhes acerca do ataque.
No Twitter, a governadora do Maine, Janet Mills, mostrou-se “chocada e profundamente triste” com o tiroteio, que descreve como “atos de violência” que “abalam profundamente” o estado norte-americano e as suas comunidades.
Like people across Maine, I am shocked and deeply saddened — acts of violence like we experienced today shake our state and our communities to the core. https://t.co/YTo0oMsyg1
— Governor Janet Mills (@GovJanetMills) April 18, 2023
Notícia atualizada dia 19 de abril às 7h54 com mais informação