789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Príncipes Gustav e Carina esperam um bebé de uma barriga de aluguer, a primeira da realeza

Este artigo tem mais de 1 ano

O sobrinho da Rainha Margarida da Dinamarca e a mulher estão à espera do primeiro filho. Têm ambos 54 anos e, embora estejam juntos há duas décadas, uma cláusula adiou o casamento até 2022.

GettyImages-98484224
i

Os príncipes Carina e Gustav numa gala de celebração dos 70 anos da Rainha Margarida da Dinamarca, em Copenhaga, em 2010

Getty Images

Os príncipes Carina e Gustav numa gala de celebração dos 70 anos da Rainha Margarida da Dinamarca, em Copenhaga, em 2010

Getty Images

O príncipe Gustav, sobrinho da Rainha da Dinamarca, e a mulher, a princesa Carina, estão à espera do seu primeiro filho através daquela que será a primeira gravidez por uma barriga de aluguer na realeza, segundo noticia a Vanity Fair. Ambos os príncipes têm 54 anos, estão juntos há duas décadas, mas só o ano passado se puderam casar por causa de uma cláusula deixada em testamento pelo avô de Gustav, que lhe retirava direitos dinásticos se a sua mulher não correspondesse a determinadas condições.

O príncipe Gustav é filho da princesa Benedikte da Dinamarca e do príncipe alemão Richard Sayn Wittgentein Berleburg. Depois da morte do pai em 2017, o filho assumiu o seu lugar como chefe da casa principesca, que esta quarta-feira partilhou a notícia da espera de um novo membro da família através de um comunicado. “A princesa Carina e o príncipe Gustav Sayn Wittgenstein Berleburg estão à espera do seu primeiro filho para princípios do verão. O casal recorreu a barriga de aluguer. A princesa Carina e o príncipe Gustav estão felizes por esta oportunidade e agradecem a todos os que ajudaram a encontrar um caminho legal de levar isto a cabo”, dizia o comunicado, citado pela revista espanhola. “Para o bem estar do bebé, pedimos que se abstenham de fazer mais perguntas. Na devida altura publicaremos mais informação.”

Os príncipes vivem na Alemanha, onde é proibido recorrer a barrigas de aluguer e onde só é reconhecida como mãe a mulher que dá à luz o bebé, desde que não haja adoção por outra mulher, explica a VF.

Gustav Sayn-Wittgenstein é filho da princesa Benedikte da Dinamarca, que tem como irmã mais velha a Rainha Margarida da Dinamarca e, como irmã mais nova, a rainha Ana Maria da Grécia. A princesa Benedikte casou a 3 de fevereiro de 1968 com o príncipe alemão Richard Sayn-Wittgenstein-Berleburg, de uma das dinastias mais importantes da Alemanha. Tiveram três filhos: o príncipe Gustav (1969), a princesa Alexandra (1970) e a princesa Nathalie (1975).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

GettyImages-120245495

Os príncipes Carina e Gustav com a princesa Benedikte, os três ao centro. A família de Margarida da Dinamarca numa reunião de verão para os fotógrafos no castelo de Grasten, em 2011

A princesa Benedikte conheceu o príncipe Richard em 1966 no casamento da então princesa Beatriz da Holanda. Na altura o romance não foi bem visto na Dinamarca porque, apenas duas décadas depois da II Guerra Mundial e da ocupação nazi do país, os dinamarqueses não queriam ver a sua princesa casada com um alemão. Das negociações com o governo e a família real dinamarquesa, que duraram meses, resultou um acordo segundo o qual, caso a princesa fosse a herdeira direta do trono, então o casal e os filhos teriam de viver na Dinamarca e o príncipe teria de renunciar à sua nacionalidade alemã, segundo conta a Vanity Fair.

Tal não chegou a ser necessário, porque o casal trocou votos a 3 de fevereiro de 1968 e, em maio desse mesmo ano, a então princesa Margarida (que viria a ser a Rainha) teve o seu primeiro filho, o príncipe Frederico, que é hoje o herdeiro do trono dinamarquês. A princesa Benedikte e o marido foram então viver para a Alemanha, para o castelo de Berleburg da família do príncipe, na Renânia do Norte-Westfalia. Ele ficou conhecido como “o príncipe das botas de borracha” pela sua simplicidade, e ela nunca abandonou os seus compromissos na Dinamarca e sempre foi também defensora de uma monarquia mais austera.

O príncipe Richard morreu de forma repentina em 2017, durante a noite, no castelo de Berleburg. A princesa Benedikte encontrava-se na Dinamarca e regressou de imediato a casa. Anos antes o príncipe tinha sofrido de um cancro de pele para o qual foi tratado com quimioterapia, escreve a Hola.O príncipe Gustav trabalhava em Londres, na área da banca, mas com a morte do pai, herdou o seu lugar como chefe da Casa da família e administrador do património familiar e mudou-se para a Alemanha.

Carina Axelsson é uma escritora norte-americana de literatura juvenil e autora da saga de detetives Model Under Cover e Royal Rebel, filha de mãe mexicana e pai sueco. O casal está junto há mais de duas décadas. Conheceram-se em 2003 num encontro com amigos em comum e ficaram juntos desde então, mas só se viriam a casar em 2022, porque o percurso do casal até aqui não foi fácil.

Uma cláusula vilã que impedia o final feliz

Gustav e Carina demoraram 19 anos a casar, estavam impedidos por causa de uma cláusula no testamento que o avô do príncipe deixou quando morreu, em 1939. No documento do príncipe Gustav Albrecht, lia-se que a mulher do chefe da Casa tinha de ser nobre, de raça ariana e protestante, para que o príncipe herdeiro não perdesse os direitos dinásticos a ser chefe da casa Sayn-Wittgenstein-Berleburg e ao castelo da família. Carina Axelsson nasceu na Califórnia, foi criada como católica e não tem nenhuma ascendência aristocrática, por isso não cumpria os requisitos impostos pelo antepassado real. Contudo, foi muito bem recebida por toda a família.

Quando o pai morreu, em 2017, o príncipe Gustav decidiu então recorrer à justiça para revogar a cláusula problemática que o impedia de casar com a namorada. As dificuldades cresceram quando o tio avô do príncipe, o príncipe Ludwig Ferdinand, decidiu reinvindicar o lugar de herdeiro, uma vez que o seu sobrinho-neto já estaria a incumprir as exigências do testamento ao viver com Carina Axelsson. Em abril de 2022, o tribunal acabou por decidir a favor do príncipe Gustav como herdeiro legítimo do castelo e das propriedades a que tem direito como chefe da Casa.

Casaram a 4 de junho de 2022 numa cerimónia íntima que teve lugar na capela do Castelo  de Berleburg, a propriedade do príncipe, que fica na cidade de Bad Berleburg, na Renânia do Norte-Westfalia, na Alemanha. Na véspera casaram pelo civil e Carina passou a ser princesa, tratada por Sua Alteza. No jantar oferecido na sexta-feira, dia do casamento civil, foram homenageadas as raízes latinas da noiva com um menu onde constavam ceviche e tacos. “A Carina e eu conhecemo-nos há muito tempo. O amor e o afeto nem sempre requerem um certificado de matrimónio. Vamos casar-nos no castelo, um lugar muito privado, como prometemos aos nossos convidados”, disse o príncipe Gustav uns dias antes do casamento, citado pela Hola.

A noiva usou um vestido com decote coração e coberta com renda, obra da designer de moda dinamarquesa Birgit Hallstein, e uma tiara muito especial, uma vez que foi a que usou no seu primeiro evento da realeza. Os príncipes herdeiros da Dinamarca, e primos do casal, Frederik e Mary, foram padrinhos do casamento, mas também estiveram presentes os príncipes Joaquim e Marie da Dinamarca (ambos estes dois príncipes são filhos da Rainha Margarida) e também lá estiveram os príncipes herdeiros da Suécia, Victoria e Daniel, entre os 80 convidados.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora