Menos de um dia após ter confirmado pela primeira vez a recandidatura, Joe Biden anunciou formalmente esta terça-feira que será novamente candidato à Casa Branca nas próximas eleições presidenciais, em 2024. Kamala Harris vai voltar a acompanhá-lo como candidata a vice-Presidente.

“Cada geração tem um momento em que tem de defender a democracia. Em que tem de defender as liberdades fundamentais. Acredito que este é o nosso”, escreveu Biden to Twitter, onde partilhou um vídeo com a sua declaração de intenções.

“É por isso que me vou candidatar a ser reeleito Presidente dos Estados Unidos da América. Juntem-se a nós. Vamos terminar o que começámos.”

No vídeo, que compila vários momentos do seu mandato presidencial, Biden lembrou que, quando se candidatou há quatro anos, disse que estava a ser travada uma batalha “pela alma da América”, que ainda decorre.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“A questão que estamos a enfrentar é se nos anos que se seguem teremos mais liberdade ou menos liberdade, mais direitos ou menos direitos. Sei qual é a resposta que quero e acho que vocês também sabem. Não é tempo de sermos complacentes. É por isso que me vou candidatar a ser reeleito”, declarou o ainda Presidente dos Estados Unidos.

Kamala Harris também anunciou que se voltará a candidatar. No Twitter, onde partilhou o mesmo vídeo divulgado por Biden, a atual vice-Presidente norte-americana fez também referência à importância de lutar pela liberdade.

“Enquanto americanos, acreditamos na liberdade — e acreditamos que a nossa democracia só será forte se tivermos vontade de lutar por ela. É por isso que eu e Joe Biden nos vamos candidatar à reeleição”, escreveu a atual vice-Presidente no Twitter.

Joe Biden é o terceiro membro do Partido Democrata a confirmar a candidatura às presidenciais norte-americanas de 2024, depois de Marianne Williamson, também candidata em 2020, e Robert F. Kennedy Jr., sobrinho do antigo Presidente norte-americano, que gerou polémica pela sua posição anti-vacinas.

Bernie Sanders, por seu lado, afastou esta terça-feira uma possível candidatura em 2024 ao anunciar o seu apoio à reeleição de Joe Biden. O senador do Vermont disse à AssociatedPress que vai “fazer tudo o que puder para ver o Presidente reeleito”. Sanders foi o principal rival de Joe Biden dentro do Partido Democrata nas últimas eleições e agora, não só não se recandidata, como desencoraja a entrada na corrida à candidatura presidencial democrata de qualquer outra figura de alto perfil. “A última coisa de este país precisa é de um Donald Trump ou outro demagogo de direita que vai tentar minar a democracia americana ou tirar o direito de escolha das mulheres, ou não abordar a crise da violência armada, ou do racismo, sexismo ou homofobia”, disse ainda Sanders em entrevista.

Segundo a BBC, Biden e Harris já apresentaram a documentação necessária junto da Comissão Federal de Eleições.

Republicanos acusam Biden de estar “desligado da realidade” e dizem estar a “contar os dias” para fim do mandato

O Partido Republicano disse estar unido e concentrado em vencer os democratas nas próximas eleições e que está a “contar os dias” para o fim do mandato de Joe Biden para o poderem mandar “fazer as malas”.

Num comunicado assinado pela presidente do comité nacional republicano, Ronna McDaniel, o partido acusou o Presidente de ser responsável pelo aumento da inflação, da criminalidade e tráfico de droga e pela degradação das condições de vida das famílias norte-americanas, situações que vão continuar a ocorrer se os “eleitores deixaram Biden ‘terminar o que começou'”.

“Biden está de tal forma desligado da realidade que julga que merece outros quatro anos”, concluiu McDaniel.