O investimento estrangeiro no mundo caiu 24% no ano passado, para 1,286 biliões de dólares (1,17 biliões de euros), devido a grandes retiradas de capital de um operador de telecomunicações no Luxemburgo, mas também a uma contração dos fluxos em direção à China.

Num relatório publicado esta sexta-feira, a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE) salientou que, excluindo o caso particular do Luxemburgo, que teve um saldo de investimento negativo de 322 mil milhões de dólares contra um saldo positivo de 25 mil milhões em 2021, a queda global teria sido limitada a 5%.

Os autores do estudo observam que as aquisições e fusões continuaram a registar uma tendência decrescente no ano passado, “possivelmente” devido a condições financeiras mais rigorosas (aumento das taxas de juro), tensões geopolíticas (com a guerra na Ucrânia) e receios de uma recessão.

60% de investidores estrangeiros veem vistos como entrave em Portugal

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os Estados Unidos e a China mantiveram-se, como habitualmente, nos dois primeiros lugares do ranking de recetores de investimento internacional, à frente dos restantes países, mas em ambos os casos com descidas acentuadas que a OCDE associa, em parte, a um abrandamento dos novos projetos de investimento.

Os Estados Unidos atraíram 318 mil milhões de dólares, menos 21%, enquanto a China recebeu 180 mil milhões, menos 48%.

O Brasil ficou em terceiro lugar, com 85 mil milhões de dólares, seguido da Austrália, com 65 mil milhões de dólares, do Canadá, com 53 mil milhões de dólares, da Índia, com 50 mil milhões de dólares, da Suécia, com 48 mil milhões de dólares e da França, com 42 mil milhões de dólares.

Os fluxos globais de investimento cresceram 24% no primeiro semestre do ano passado, antes de caírem 58% no segundo semestre. Analisando a evolução na última parte de 2022, registou-se uma queda de 95% no quarto trimestre.

Em termos de países de origem dos investimentos internacionais, seis ultrapassaram a marca dos 100 mil milhões de dólares: Estados Unidos (403 mil milhões de dólares), Japão (162 mil milhões), China (150 mil milhões), Alemanha (143 mil milhões), Reino Unido (130 mil milhões) e Austrália (120 mil milhões).

As entradas provenientes da OCDE diminuíram globalmente 14%, para 1,1 biliões de dólares, mas isso explica-se pelo caso particular do Luxemburgo. Se este país não fosse incluído, as entradas teriam aumentado 9%.

Investimento estrangeiro captado em 2021 pode gerar 28 mil empregos

Os autores do estudo reconhecem que as perspectivas para este ano são incertas, uma vez que as operações de fusões e aquisições das empresas voltaram a cair no primeiro trimestre.

No entanto, a atividade de investimento “verde” (a favor da transição ecológica) continuou a evoluir positivamente em 2022, embora o número de projetos tenha permanecido abaixo dos níveis anteriores.