789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Barack Obama, Bruce Springsteen e Steven Spielberg jantam juntos em restaurante de Barcelona

Este artigo tem mais de 6 meses

Trio juntou-se por ocasião do primeiro concerto da etapa europeia da digressão de Springsteen. "[Obama] disse-nos que tinha sido uma das suas melhores refeições", contou chef do estabelecimento.

Obama, Springsteen e Spielberg entram num bar
i

Obama, Springsteen e Spielberg tiraram uma fotografia com o staff do restaurante Amar, situado no Palace Hotel na capital catalã

Obama, Springsteen e Spielberg tiraram uma fotografia com o staff do restaurante Amar, situado no Palace Hotel na capital catalã

Um ex-Presidente, uma estrela de rock’n’roll e um realizador de cinema entram num restaurante — não, não é o início de uma anedota, mas um acontecimento bem real que teve lugar na quinta-feira à noite quando Barack Obama, Bruce Springsteen e Steven Spielberg jantaram juntos num restaurante em Barcelona, deixando em êxtase o staff.

A visita ficou registada para a posteridade, tendo o trio (e respetiva equipa de segurança) tirado uma fotografia com os funcionários do restaurante Amar, situado no Palace Hotel na capital catalã.

À Cadena SER, o chef do Amar revelou que a reserva especial foi feita à última hora por recomendação do também chef espanhol José Andrés. “Ligou-me e disse-me que era uma mesa muito importante, mas para não dizermos nada a ninguém”, explicou o responsável do estabelecimento, Rafa Zafra. “Claro que comecei logo a investigar e vi que vinha aí o Obama, que o Bruce tinha um concerto…”.

Foi justamente o concerto de The Boss em Barcelona, o primeiro da etapa europeia da sua digressão deste ano, que motivou o encontro entre as celebridades. O antigo Presidente norte-americano viajou com a mulher, Michelle Obama, fazendo-se acompanhar ainda do casal Steve Spielberg e Kate Capshaw. Os Obama e os Spielberg são, de resto, amigos de longa data, e têm sido vistos ao longo dos anos a passar férias e a marcar presença em eventos juntos. O realizador foi até condecorado pelo então chefe de Estado em 2015, pelas suas contribuições para o cinema.

Springsteen e Obama contam-nos histórias daquilo que não vimos

Obama é também há vários anos amigo de Bruce Springsteen, que conheceu 2008, quando o músico o apoiou publicamente durante a campanha eleitoral que o veio a eleger Presidente. Em 2021, ambos chegaram mesmo a criar um podcast — “Renegades: Born in the USA” –, em que ao longo de nove episódios discutiram temas como a música, a amizade entre os dois, as famílias e questões fraturantes da política norte-americana.

chef do Amar diz que chegaram todos “cansados” ao restaurante depois do concerto, mas interessado em “experimentar tudo”. O menu da refeição incluiu vários tipos de mariscos, como ostras, camarões, lagosta e até caviar. “O que se portou melhor foi o que tinha de trabalhar no dia a seguir” brincou Rafa Zafra, numa referência ao segundo concerto de Springsteen na cidade, na sexta-feira, que ficou marcado por um momento caricato, quando Michelle Obama subiu ao palco e atuou ao lado do músico durante o tema “Glory Days”.

Sobre a foto de grupo, o responsável do restaurante contou que o staff recebeu indicações para não pedir fotografias aos três ilustres clientes, mas que foi o próprio Barack Obama quem quebrou o protocolo. “O pessoal da segurança disse-nos para por favor não lhes pedirmos fotografias, mas, mesmo antes de sair, Obama entrou na cozinha e disse-nos que tinha sido uma das suas melhores refeições, e pediu-nos para tirar uma fotografia com a equipa”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora