De momento, o futuro desportivo da Alpine é identificado como A290_β, mas é necessário explicar que o “2” serve para identificar o segmento em que será inserido – o dos utilitários com cerca de 4 metros de comprimento –, para o “90” colar o novo modelo ao tipo de automóvel em causa, no caso uma proposta polivalente, sinónimo de cinco lugares, pequeno, acessível e com uma bagageira funcional para um carro desta bitola. O “_β” no final, que irá desaparecer na versão definitiva, serve apenas para confirmar que estamos perante uma versão “beta”, preparatória do modelo final.

A Alpine, o construtor de desportivos do Grupo Renault, faz-se representar de momento apenas pelo A110, um coupé de dois lugares leve e ágil. Mas esta marca está em vias de se virar para os veículos eléctricos, uma vez que todos os seus futuros modelos colocarão de lado os motores de combustão, sendo alimentados exclusivamente por bateria. E estão previstos, pelo menos para já, três novos modelos 100% eléctricos, com este A290 a assumir-se como o primeiro e agendado para o Outono de 2024.

A base do A290 é o R5 EV, modelo que a Renault vai colocar no mercado igualmente em 2024. Se o R5 anunciará uma autonomia em torno dos 420 km, com uma bateria de 52 kW, similar à maior disponível no Zoe, o Alpine A290, ao ser mais potente e com um Cx menos eficaz, devido à presença de asas e splitters para o colar ao solo e optimizar o comportamento, não deverá ultrapassar 320 km entre recargas.

A imprensa francesa estima que o R5 montará um motor eléctrico à frente com 135 cv, enquanto o Alpine A290 deverá optar pela mesma unidade que já motoriza o Megane E-Tech, com 225 cv, o que lhe permitirá ir de 0-100 km/h em somente 6 segundos. O teaser divulgado pela Alpine através do Twitter não deixa grandes dúvidas em relação à próxima criação da marca. Será uma espécie de R5 com esteróides, exibindo uma frente mais agressiva com um bloco de quatro faróis, com uma assinatura luminosa em forma de cruz.

A Auto Express publicou esta imagem, feita em computador e que aqui reproduzimos com a devida vénia, por pensarmos que, das que existem a circular na Internet, esta figura entre as que mais se deverão aproximar da versão final do Alpine A290

A imagem divulgada anteriormente pela Alpine revela que, depois do utilitário superdesportivo, podemos esperar um SUV, de dimensões substancialmente superiores, para a gama depois ser completada por um coupé desportivo de dois lugares, uma espécie de um A110 mas eléctrico. Definitivamente, a estratégia da marca francesa passa por aproveitar a tecnologia dos veículos eléctricos para ultrapassar a concorrência, como a Porsche, que já conseguiu igualar (nas versões mais acessíveis), com o A110 de 300 cv – face ao 718 Cayman – e que agora pretende deixar para trás na época dos motores eléctricos.

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