Se alguém questionar os especialistas do mercado sobre qual é a empresa que possui o sistema mais eficiente de condução autónoma, a resposta mais frequente deverá apontar para a Waymo, a divisão de veículos autónomos da Google. Mas nem mesmo os bolsos fundos da gigantesca tecnológica norte-americana, aliados ao seu tremendo potencial tecnológico, conseguem evitar a ocorrência de problemas.

A Waymo desenvolve o sistema da Google desde 2009, “despejando” enormes quantias de dinheiro sobre esta tecnologia, que pretende um dia vender aos construtores que não sejam capazes de desenvolver o seu próprio sistema de condução autónoma. Mas, apesar de figurar entre as primeiras a dedicar-se a esta tecnologia e de ter uma capacidade financeira quase infinita, as dificuldades persistem. Nos últimos dias, uma frota de táxis da Waymo, um conjunto de cinco Jaguar I-Pace eléctricos, parou num bairro de São Francisco, bloqueando o trânsito. E o problema repetiu-se agora no Arizona.

Segundo a empresa, as dificuldades sentidas pelos táxis da Waymo que no mês passado, em São Francisco, ficaram aparentemente bêbados e sem saber por onde ir, deveram-se ao nevoeiro, que baralhou os sistemas, inibindo-lhes a localização e a capacidade de decidir como prosseguir viagem. Sabe-se que a Waymo confia muito nos LiDAR e que estes não funcionam com nevoeiro ou chuva intensa. Passados poucos dias do incidente na Califórnia, foi a vez da frota de táxis da Waymo no Arizona tropeçar em dificuldades que os veículos não conseguiram ultrapassar.

@azchronicless

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♬ Trap Mafia – Lastra

Desta vez não havia nevoeiro. Ainda assim, um conjunto de 12 veículos da Waymo bloqueou uma avenida em Phoenix. E apesar da tentativa de intervenção de um outro condutor, que colocou o vídeo no TikTok, não foi possível superar o problema. Aliás, o mesmo já tinha acontecido quando a polícia tentou que os veículos retomassem a circulação, quando bloquearam devido ao nevoeiro em São Francisco.

Depois de analisar os dados, a Waymo explicou que foi uma falha do software que provocou os problemas em Phoenix, uma vez que a programação aconselha a parar em caso de dúvidas. Mas parar, por vezes, significa uma complicação extra no trânsito. E para complicar ainda mais a situação da Waymo, um representante dos bombeiros de São Francisco declarou que as ocorrências relacionadas com veículos autónomos se tornaram “um problema diário”.

Uma das questões que se levantam agora é a necessidade de dotar os sistemas “sem condutor” de reagir positivamente às informações e ordens dos agentes da autoridade, tal como acontece com os condutores de carne e osso. Esta possibilidade, que aparentemente ainda não tinha sido considerada ou prevista, poderia evitar que estes bloqueios se mantivessem durante horas, em vez de apenas breves minutos.

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