O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, terá sugerido uma série de ações militares fora do território ucraniano, incluindo a ocupação de aldeias russas perto da fronteira com a Ucrânia, em reuniões privadas com os seus generais.

A notícia é do jornal Washington Post, que teve acesso a uma série de documentos classificados dos serviços secretos norte-americanos que circularam na plataforma Discord.

De acordo com os documentos, Zelensky terá sugerido durante uma reunião em janeiro que a Ucrânia “levasse a cabo ataques na Rússia” e avançasse com tropas para “ocupar localidades russas não especificadas na fronteira”. O objetivo, pode ler-se no documento, era o de “dar margem de manobra a Kiev nas negociações com Moscovo”.

Cerca de um mês mais tarde, noutro encontro com generais ucranianos, Zelensky terá lamentado o facto de a Ucrânia não ter mísseis de longo alcance com capacidade para atingir território russo, sugerindo que pudessem ser feitos ataques com drones. Para além disso, o Presidente ucraniano terá ainda sugerido que a Ucrânia destruísse o oleoduto Druzhba, que fornece petróleo russo à Hungria.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O possível fornecimento de mísseis de longo alcance à Ucrânia tem sido um tabu para o governo dos Estados Unidos, que teme que uma escalada do conflito contribua para degradar ainda mais as relações entre Washington e Moscovo. Embora a Ucrânia garanta que não irá usar armamento norte-americano para atingir território russo, o executivo de Joe Biden tem hesitado em fornecer esse tipo de mísseis.

Para além disso, nos últimos meses têm-se registado uma série de ataques com drones em território russo, como o mais recente ataque ao edifício do Kremlin. A Rússia responsabiliza a Ucrânia por estes ataques, mas Kiev nega estar envolvida.

Questionado pelo Washington Post sobre se terá sugerido a ocupação de território russo por tropas ucranianas, Zelensky classificou essas afirmações contidas nos documentos secretos como “fantasias”. No entanto, sublinhou que a Ucrânia tem direito a recorrer a táticas menos convencionais: “Quando tantas pessoas morreram e houve valas comuns e o nosso povo foi torturado, tenho a certeza que temos de usar alguns truques.”