A Renault vai revelar a 18 de Junho, na 54.ª edição do Salão Aéreo de Paris, em Le Bourget, o seu novo topo de gama do segmento D. Será um SUV coupé maior que o Austral e, tal como o novo Espace de cinco ou de sete lugares, vai recorrer à plataforma CMF-CD. O nome? Foi revelado agora: Rafale.

Com esta escolha, a marca francesa recua 90 anos na sua história, resgatando o seu envolvimento na indústria aeronáutica. Foi em 1933 que a Renault adquiriu a Caudron, uma das primeiras companhias francesas a especializar-se no fabrico de aviões, incluindo aparelhos que combateram nas duas grandes guerras mundiais, que foi fundada em 1909 pelos irmãos Gaston e René Caudron. Quando a Renault assumiu o controlo da empresa, criando a Caudron-Renault, determinou que todos os aviões receberiam o nome de um vento. E foi assim que os ares passaram a ser atravessados por modelos ventosos, como Simoun, Typhon, Cyclone e Rafale. Este último era um monolugar de corrida cuja aerodinâmica foi projectada por Marcel Riffard, o qual viria a ser apontado como o pai da aviação moderna. E foi aos comandos de um Caudron Rafale que a piloto Hélène Boucher bateu o recorde de velocidade em 1934, ao atingir 445 km/h.

Para descolar no segmento D, a Renault aposta em recuperar a sua ligação à aviação com um SUV que, muito possivelmente, vai ser uma espécie de Austral “esticado”, com a principal diferença (além das dimensões) a recair na linha descendente a partir do pilar C, para lhe conferir um estilo coupé, ou fuselado, cada vez mais em voga. Isso mesmo evidencia a imagem, em jeito de teaser, que acompanhou a divulgação do nome do novo modelo que, sob o capot, vai contar só e apenas com motorizações híbridas.

A cerca de um mês de aterrar na capital francesa, o Renault Rafale assume-se desde já como um modelo de imagem. Segundo a Renault, será um audacioso porta-estandarte de tecnologia, virado para o prazer de condução, performance e agilidade. Mas, garantidamente, não vai ter direito a uma variante 100% eléctrica. Mais pormenores, só próximo da hora de embarque para a estreia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR